top of page

Celular da TCL com tela expansível?

Marca chinesa planeja lançamento, em breve, de celular com tela lateral deslizante

A empresa chinesa TCL planeja entrar no mercado de "foldables" em breve e, em imagens divulgadas pelo portal CNET, o smartphone da empresa mostrou que criou uma tecnologia diferente dos atuais dobráveis, como Galaxy Z Flip, Galaxy Fold e Motorola Razr. O celular das imagens possui uma tela que se expande lateralmente à direta e assume um design que se parece, em muito, a um tablet.


Segundo o portal, o celular seria apresentado na feira de telecomunicações MWC, em Barcelona, mas como já dissemos em nosso podcast, o evento foi cancelado devido ao surto de coronavírus. A aparência do smartphone, quando fechado, assemelha-se ao Galaxy S10+, incluindo uma câmera dupla frontal acoplada dentro da tela. O CNET ainda lembra que a Xiaomi também criou e registrou patentes de um smartphone expansível lateralmente, muito parecido com o Mate Y, da empresa Huawei.


As fotos publicadas mostram um mecanismo deslizante devido a algumas aberturas laterais que permitiriam a expansão ou retração da tela. Existe, também, uma fissura, na traseira, que sugere onde o display, talvez, começaria a se expandir.


Nas imagens, a tela não apresenta notch (recorte), porém um furo, no que parece ser uma câmera dupla. Quando fechado, não exibe bordas e, tal como o Galaxy S10+, o painel parece ser curvado. Na parte de trás, câmera quádrupla alinhada na vertical, no canto superior esquerdo.


Agora, quando aberto, a tela expansível transforma o smartphone em um display como o de um tablet e, assim, as câmeras frontais permitem selfies e as traseiras para as fotos de maior resolução, salientando que a CNET não especificou detalhes sobre as câmeras ou do display.


A tecnologia que aparentemente é empregada nesse protótipo da TCL, se baseia em algumas patentes já existentes, descrevendo mecanismos de metal que enrolam a tela em um eixo ao fechar e, ao abrir, o display se desenrola e expande.


Não se sabe, ao certo, quando um smartphone desses será apresentado ao público e, inclusive, a própria companhia explicou na última CES 2020 que existem mais de 30 projetos de telefones dobráveis em suas pranchetas e que, ainda este ano, se prepara para fazer o lançamento de um desses projetos.


Talvez, baseado nas declarações da TCL, tenhamos que esperar um pouco mais para vermos celulares expansíveis, uma vez que as apostas das empresas é a criação de um foldable para, de certa maneira, sentir e testar o mercado nesse novo salto de criação e design de smartphones.

bottom of page