top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple produzirá suas próprias telas micro-LED para todos os seus dispositivos a partir de 2024

Em 2024, a Apple planeja começar a usar telas personalizadas, que projeta internamente, para dispositivos móveis como o iPhone e o Apple Watch, informa a Bloomberg. A mudança para suas próprias telas permitirá que a Maçã dependa menos de parceiros como a Samsung e a LG.

Image: Samsung

A transição da Apple começará com o Apple Watch Ultra no final de 2024, com o dispositivo definido para adotar a tecnologia de tela micro-LED. Depois de introduzir as novas telas no Apple Watch, a Maçã as expandirá para o ‌iPhone‌ e outros dispositivos. As telas provavelmente serão fabricados por um fornecedor externo, mas projetados pela Apple.


De acordo com a Bloomberg, a Apple está fazendo um "esforço radical" para fabricar mais de seus próprios componentes para iPhones, iPads e Macs, para que não precise trabalhar com tantos fornecedores terceirizados. A empresa agora está criando seus próprios chips A-series e M-series para iPhones, iPads e Macs, e também está trabalhando em chips de modem e outros chips sem fio que permitirão encerrar seu relacionamento com fornecedores como Qualcomm e Broadcom.


A Apple já está testando telas micro-LED para o Apple Watch, e a tecnologia trará cores mais vivas e vibrantes, além de ângulos de visão aprimorados. A Bloomberg diz que as telas "fazem com que o conteúdo pareça estar pintado em cima do vidro". A empresa supostamente iniciou seu projeto de micro-LED, codinome T159, por volta de 2017.


A empresa inicialmente planejava trocar para telas micro-LED já em 2020, mas havia desafios técnicos a serem superados. A Apple também planejou usar micro-LED para telas maiores, mas por razões de custo, decidiu se concentrar primeiro no Apple Watch. A gigante de Cupertino gastou vários bilhões de dólares desenvolvendo tecnologia de tela, e a transição é considerada um dos "projetos mais críticos" da Apple.


A Bloomberg alerta que a data-alvo de 2024 pode ser adiada para 2025 ou, se continuar a haver dificuldades de produção, um suprimento limitado dos novos dispositivos pode ser oferecido de início. Haverá uma atualização do Apple Watch em 2023, mas com poucos recursos novos.


Na mais recente edição de sua Power On Newsletter, Gurman disse que a Apple passou cerca de seis anos desenvolvendo a tecnologia micro-LED para o que se tornará a primeira tela personalizada pela própria empresa, espelhando seu trabalho no Apple Silicon. No início da semana passada, o jornalista e leaker disse que a Apple planeja introduzir a tecnologia de exibição com um novo Apple Watch Ultra em 2024.



Gurman acredita pode levar uma década até que surja a tela micro-LED no Mac devido à complexidade da tecnologia neste estágio inicial. Para comparação, ele observou que o ‌iPhone‌ terá telas OLED por mais de seis anos quando for esperado que cheguem ao iPad.



Fontes: Bloomberg e MacRumors

16/01/2023 - 13h12

bottom of page