top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Apple muda liderança de sua equipe de áudio: o que esperar para os AirPods e o HomePod?

Notícias da Bloomberg apontam uma reorganização na equipe de áudio da Apple, gerando expectativa no setor tecnológico acerca de inovações iminentes nos renomados dispositivos de áudio da empresa.

AirPods
Imagem: Reprodução/9To5Mac

Embora o iPhone seja o carro-chefe da Apple, acessórios como os AirPods se tornaram elementos essenciais para a empresa. Recentemente, parece que a Maçã promoveu uma reestruturação na liderança da equipe responsável pelos produtos de áudio, que inclui tanto os populares AirPods quanto o HomePod. Essa alteração provocou uma série de especulações e rumores no setor tecnológico. Há informações que sugerem estar a Apple se preparando para introduzir inovações relevantes em sua linha de áudio, ou talvez se trate apenas de uma reorganização interna que não resultará em mudanças substanciais nos produtos como os conhecemos.


Conforme relatado pela Bloomberg, Gary Geaves, anteriormente vice-Presidente de Produtos de Áudio na Apple, está se afastando de suas funções diretas, passando as responsabilidades para Ruchir Davé, um colaborador veterano da empresa desde 2009. Essa mudança de liderança, impactando uma equipe de cerca de 300 pessoas, não apenas gera expectativa em relação aos futuros lançamentos da gigante de Cupertino no segmento de áudio, mas também levanta questões sobre a estratégia futura da empresa. A Bloomberg destaca que o grupo mantém "laboratórios de teste de áudio nos escritórios da Apple no Vale do Silício".


AirPods / Homepods

A equipe de áudio da Apple, conhecida por sua inovação e pelo desenvolvimento de tecnologias de destaque, como o áudio espacial — uma característica de vários dispositivos da marca —, agora se encontra em um momento de transição, cercado por expectativas e especulações. Esta alteração na liderança surge em um contexto de muitos rumores sobre atualizações próximas na linha AirPods.


Adicionalmente, a relevância dos acessórios da Maçã, especialmente os AirPods, que geram estimativas de receita superiores a 15 bilhões de dólares anuais, sublinha a importância desses produtos no portfólio da empresa. Em contrapartida, o HomePod não alcançou o mesmo sucesso, levantando questionamentos sobre os planos futuros para este produto. Há rumores de que a gigante de Cupertino planeja lançar novos modelos de AirPods em 2024, que adotarão um design similar ao dos atuais AirPods Pro e incorporarão funcionalidades como cancelamento de ruído, além de um novo HomePod com tela integrada operando tvOS.


AirPods / Homepods
Imagem/Conceito: Reprodução/MacRumors

Sobre os HomePods e o mercado


A trajetória dos HomePods, cheia de reviravoltas, poderia facilmente inspirar um artigo à parte, assemelhando-se a uma verdadeira novela tecnológica. Essa história destaca as estratégias, "deslizes" e sucessos da Apple, mostrando que, embora não tenham alcançado a popularidade dos AirPods, os HomePods ainda capturam a atenção. Para os entusiastas da marca, essa atenção se traduz na esperança de que as recentes mudanças na equipe de áudio possam sinalizar uma nova direção para esses dispositivos.


Airpods / Homepods

A reorganização na equipe de áudio da Apple e os rumores sobre futuros produtos lançam luz sobre a estratégia de inovação da empresa. Contudo, permanece a indagação: Essas alterações marcam um ponto de virada na trajetória dos produtos de áudio da Apple ou são meras mudanças organizacionais com efeitos limitados para o mercado? A empresa tem a capacidade de transformar a recepção morna do HomePod com suas novas iniciativas?



Fontes: Bloomberg, 9To5Mac e MacRumors

27/2/2024 - 17h26

bottom of page