top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple libera primeiro beta do iPadOS 16.1 e confirma atraso no lançamento do sistema

A Apple liberou a primeira versão beta de uma próxima atualização do iPadOS 16.1 para desenvolvedores para testes, com o sistema operacional disponível junto com a sétima versão beta padrão do iOS 16.


Os desenvolvedores registrados já podem baixar o perfil do iPadOS 16 no Apple Developer Center. Uma vez instalado, o beta estará disponível para download.


Conforme rumores do começo deste mês de agosto, a Apple decidiu adiar o lançamento do ‌iPadOS 16‌ para continuar resolvendo bugs e outros problemas com o recurso Stage Manager, que está chegando aos modelos com chip M1 do iPad.


Em comunicado ao site TechCrunch, a Maçã disse que não haverá versão do iPadOS 16.0 no lançamento do novo sistema operacional do iPhone, com a empresa planejando liberar o iPadOS 16.1 um tempo depois do lançamento do ‌iOS 16‌:


"Este é um ano especialmente grande para o iPadOS. Como sua própria plataforma com recursos projetados especificamente para o iPad, temos a flexibilidade de entregar o iPadOS em seu próprio cronograma. Neste outono [no hemisfério norte], o iPadOS será lançado depois do iOS, como versão 16.1 em uma atualização de software gratuita".

O iPadOS 16.1 apresenta novos recursos do Stage Manager, de acordo com o TechCrunch.


"A grande atualização desta vez é a capacidade de ressurgir o trilho lateral do Stage Manager com um gesto enquanto o recurso está em tela cheia. As outras atualizações com 16.1 são o padrão de atualizações de bugs beta".

A Apple raramente separa os lançamentos do iOS e do iPadOS, mas optou por fazê-lo neste caso porque a versão mais recente do iPadOS ainda está repleta de bugs e recebendo várias reclamações sobre a opção multitarefa do Stage Manager.



Além do Stage Manager, o iPadOS 16 inclui outros novos recursos, como iCloud Shared Photo Library, melhorias de mensagens, suporte adequado para exibição externa, atualizações do Safari e muito mais.


Esta não será a primeira vez que a Apple separa os lançamentos de iOS e iPadOS. Em 2019, o iOS 13 foi lançado ao público em 19 de setembro, enquanto o iPadOS 13 foi lançado em 24 de setembro. Na verdade, a primeira versão do iPadOS 13 lançada era tecnicamente o iPadOS 13.1. O próprio iPadOS 13 nunca foi lançado além do teste beta público e do desenvolvedor.



Fontes: Apple, TechCrunch e MacRumors

25/8/2022 - 1h30

bottom of page