A Apple está em "negociações em estágio inicial" com duas empresas chinesas sobre o fornecimento de baterias para um futuro carro, de acordo a Reuters.
"A Apple está em negociações iniciais com a CATL e a BYD da China sobre o fornecimento de baterias para seu planejado veículo elétrico, disseram quatro pessoas com conhecimento do assunto". "As discussões estão sujeitas a alterações e não está claro se os acordos com a CATL ou a BYD serão alcançados, disseram as pessoas que se recusaram a ser nomeadas porque as discussões são privadas".
Os rumores dizem que uma das condições da Apple para os fornecedores de baterias é a construção de fábricas nos Estados Unidos.
No entanto, a CATL, que é a maior fabricante mundial de baterias automotivas e abastece várias das principais montadoras, incluindo a Tesla, está "relutante" em construir uma fábrica nos Estados Unidos devido às contínuas tensões políticas entre Pequim e Washington, além dos custos que seriam envolvidos.
De acordo com fontes da Reuters, a gigante de Cupertino é a favor do uso de baterias de fosfato de ferro-lítio que são mais baratas de produzir porque usam ferro em vez de níquel e cobalto, que são mais caras. No entanto, não se sabe se as discussões com a CATL e com a BYD envolveram alguma tecnologia ou design da própria Apple.
Nos últimos meses, houve uma enxurrada de rumores, alguns conflitantes, sobre detalhes em potencial de um Apple Car.
A Apple parece estar pesquisando intensamente todos os aspectos da engenharia e fabricação de automóveis, mas há dúvidas sobre a forma que o projeto do veículo da empresa pode assumir, com algumas notícias sugerindo que a Maçã pode estar procurando alavancar sua experiência em design de software e chip para criar uma espécie de plataforma de veículos de última geração para uso de outros fabricantes.
A Bloomberg, em janeiro, informou que o veículo autônomo da Apple ainda está em desenvolvimento inicial e a "pelo menos cinco anos de distância", enquanto o confiável analista Ming-Chi Kuo acredita que o veículo provavelmente não será lançado antes de 2025, no mínimo.
A empresa também teria perdido "vários" gerentes de seu projeto interno Apple Car, que tem o codinome "Projeto Titan", causando um revés em potencial para o lançamento de um carro autônomo.
Fontes: Reuters, Bloomberg e MacRumors
10/07/2021 - 1h02
Comments