top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple estaria planejando mudar tecnologia do chip A17 dos iPhones 15 Pro para reduzir custos em 2024

A Apple está supostamente planejando trocar a tecnologia por trás do chip A17 Bionic no próximo ano, visando a reduzir custos. De acordo com um novo rumor, a versão inicial do A17 Bionic, que será usada nos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max ainda este ano, terá diferenças fundamentais em relação à versão que será fabricada em 2024.

Conceito do chip A17
Imagem/Conceito: Reprodução/MacRumors

O A17 Bionic deve ser o primeiro chip da Apple fabricado com um processo de 3 nm, proporcionando melhorias significativas em desempenho e eficiência em comparação com a técnica de 5 nm utilizada nos chips A14, A15 e A16. Inicialmente, o A17 Bionic será fabricado utilizando o processo N3B da TSMC, mas a Apple está planejando mudar para o processo N3E no próximo ano. Essa mudança é considerada uma medida para redução de custos, mas pode resultar em uma eficiência ligeiramente menor.


O N3B é a interligação original de ‌3nm da TSMC, desenvolvido em parceria com a Apple. Por outro lado, o N3E é um nó mais simples e acessível que será utilizado pela maioria dos outros clientes da TSMC. O N3E possui menos camadas EUV e uma densidade de transistores menor em comparação com o N3B, o que acarreta em algumas trocas de eficiência, porém o processo pode oferecer um melhor desempenho. Além disso, o N3B está pronto para produção em massa há mais tempo do que o N3E, porém apresenta uma taxa de rendimento muito menor.


O N3B foi projetado como um protótipo e não é compatível com os processos sucessores da TSMC, como N3P, N3X e N3S. Isso significa que a Apple precisará redesenhar seus futuros chips para aproveitar as melhorias oferecidas pela TSMC. Inicialmente, acredita-se que a Apple planejava utilizar o N3B para o chip A16 Bionic, mas devido à sua falta de prontidão, eles tiveram que recorrer ao N4. É possível que a Apple esteja utilizando o design original do núcleo CPU e GPU desenvolvido para o A16 Bionic nos chips iniciais do A17, antes de realizar a transição para os designs originais do A17 com o N3E, prevista para ocorrer mais adiante em 2024. Essa arquitetura provavelmente será aprimorada e utilizada pela TSMC em futuros chips, como o "A18" e o "A19”, dos futuros iPhones “16” e “17” de 2024 e 2025.


Dado o estágio avançado do ciclo de vida dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max, é altamente improvável que a Apple faça uma mudança tão drástica no A17 Bionic. Portanto, é provável que a versão com o processo N3E do chip esteja destinada aos modelos padrão dos iPhones 16 e 16 Plus do próximo ano. Vale ressaltar que o chip A15 Bionic presente nos iPhones 14 e 14 Plus é uma variante de classificação superior, com um núcleo GPU adicional em relação ao A15 utilizado nos iPhones 13 e 13 mini. Portanto, algumas diferenças entre as gerações, apesar de apresentarem externamente o mesmo chip, não seriam surpreendentes.


Evento da Apple explicando sobre Performance de seus chips

Esse rumor foi divulgado por um usuário do Weibo que afirma ser um especialista em circuitos integrados, com 25 anos de experiência trabalhando nos processadores Pentium da Intel. Vale mencionar que anteriormente essa mesma fonte foi a primeira a afirmar que os iPhones 15 e 15 Pro teriam uma porta USB-C e cabos de carregamento com um chip certificado semelhante ao Lightning, o que poderia limitar a compatibilidade com acessórios não aprovados pela Apple. Essa informação foi posteriormente corroborada por fontes mais estabelecidas.



Fontes: MacRumors e Weibo

24/6/2023 - 16h44

bottom of page