top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple contrata Samy Bengio, ex-cientista do Google especialista em inteligência artificial

A Maçã contratou o ex-ilustre cientista do Google, Samy Bengio, para liderar uma nova unidade de pesquisa de AI (inteligência artificial), de acordo com a Reuters.


Bengio liderou o grupo de ética de AI do Google até o mês passado, quando saiu em meio a uma mudança mais ampla na equipe.


As informações dizem que Bengio vai liderar uma nova unidade de pesquisa de AI na Apple sob o comando de John Giannandrea:


"Bengio deve liderar uma nova unidade de pesquisa de AI na Apple sob a direção de John Giannandrea, vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégia de AI, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto. Giannandrea ingressou na Apple em 2018, depois de passar cerca de oito anos no Google".

As histórias de bastidores da saída de Bengio do Google foi detalhada pela Bloomberg no mês passado. O cientista gerenciou "centenas de pesquisadores" na equipe do Google Brain, mas seu papel foi reduzido após uma reorganização da unidade de pesquisa.


"Os co-líderes Timnit Gebru e Margaret Mitchell haviam se reportado a Bengio e o consideravam um aliado. Em fevereiro, o Google reorganizou a unidade de pesquisa, eliminando as responsabilidades de Bengio". "Em novembro, a então gerente de Bengio, Megan Kacholia, se reuniu com Gebru para exigir que ela retirasse um artigo escrito em co-autoria com Mitchell e outros pesquisadores do Google que criticava uma tecnologia de AI que alimenta alguns dos resultados de pesquisa do Google. No início de dezembro, o Google dispensou Gebru no que ela chamou de demissão e o Google pediu a aceitação de sua renúncia. Em fevereiro, a empresa demitiu Mitchell".

Na Apple, Giannandrea atua como vice-presidente sênior de estratégia de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Ele se reporta diretamente ao CEO da Apple, Tim Cook. Uma notícia do ano passado também indicou que a Maçã havia transferido a liderança de seu projeto de carros autônomos para Giannandrea.


O próprio Giannandrea também ingressou na Apple depois de mais de 15 anos no Google. No Google, ele atuou como chefe de pesquisa e inteligência artificial da empresa e liderou o esforço para levar inteligência artificial a todo o pacote de produtos da empresa.


Em um futuro muito próximo a gigante de Cupertino deve nos surpreender com novos produtos de Inteligência Artificial. Estamos preparados?



Fontes: Reuters, Bloomberg e 9to5Mac

04/05/2021 - 1h42

bottom of page