top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple atualiza diretrizes da App Store para permitir compras fora da loja

A Apple anunciou que atualizou suas Diretrizes de Revisão da App Store com três mudanças importantes relacionadas a comunicações fora da loja, coleta de informações de contato dentro dos aplicativos e os In-App Events.


No começo de setembro, abrindo brecha para o resto do mundo, a Coreia do Sul aprovou um projeto de lei que proíbe a Apple e o Google de exigir que os desenvolvedores usem seus próprios sistemas de compras dentro dos aplicativos, permitindo que os desenvolvedores cobrem dos usuários usando métodos de pagamento de terceiros.


Voltando mais um pouco na linha do tempo, no final de agosto, a Apple anunciou que havia chegado a um acordo de US$ 100 milhões que, dependendo da aprovação do tribunal, resolveria uma ação coletiva de desenvolvedores dos EUA que alegavam que a Apple tinha o monopólio da distribuição de aplicativos iOS e compras nos aplicativos.


Como parte do acordo, a Apple disse que iria esclarecer que os desenvolvedores podem usar comunicações, como e-mail, para compartilhar informações sobre métodos de pagamento fora de seu aplicativo iOS, e isso agora está refletido nas Diretrizes de Revisão da App Store atualizadas.


Especificamente, a Apple removeu a seguinte frase da seção 3.1.3 das diretrizes:

Os desenvolvedores não podem usar as informações obtidas dentro do aplicativo para direcionar usuários individuais fora do aplicativo para usar métodos de compra diferentes da compra dentro do aplicativo (como enviar a um usuário individual um e-mail sobre outros métodos de compra depois que o indivíduo se inscreve em uma conta no aplicativo).

Em segundo lugar, uma nova diretriz na seção 5.1.1 (x) indica que os aplicativos podem solicitar informações básicas de contato, como um nome e endereço de e-mail, desde que a solicitação seja opcional para o usuário, os recursos e serviços não estão condicionados ao fornecimento de informações e está em conformidade com todas as outras disposições das diretrizes.


Em terceiro, a Apple adicionou a diretriz 2.3.13 para fornecer esclarecimentos sobre os requisitos para os desenvolvedores apresentarem In-App Events na App Store. Os In-App Events podem destacar competições no jogo, estreias de filmes, experiências de transmissão ao vivo, desafios de condicionamento físico e muito mais, e eles começarão a aparecer na ‌App Store‌ em dispositivos que executam ‌iOS 15‌ e ‌iPadOS 15‌ em 27 de outubro.


Confira o texto completo da diretriz:

In-App Events são eventos oportunos que acontecem dentro do seu aplicativo. Para apresentar seu evento na App Store, ele deve se enquadrar em um tipo de evento fornecido no App Store Connect. Todos os metadados do evento devem ser precisos e pertencer ao próprio evento, e não ao aplicativo em geral. Os eventos devem acontecer nos horários e datas que você selecionar no App Store Connect, incluindo em várias vitrines. Você pode monetizar seu evento, desde que siga as regras estabelecidas na Seção 3 sobre Negócios. E o link direto do evento deve direcionar os usuários ao destino adequado em seu aplicativo. Leia Eventos no aplicativo para obter orientações detalhadas sobre metadados de eventos aceitáveis ​​e links diretos de eventos.

As Diretrizes de Revisão da App Store atualizadas podem ser encontradas no site da Apple.



Fontes: Apple, MacRumors e The Wall Street Journal

24/10/2021 - 0h22

bottom of page