top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple aprimora anti-perseguição do AirTag com intervalo de alerta mais curto e app para Android

Os rastreadores da Maçã foram atualizados para reduzir o tempo de emissão de som de alerta se estiverem afastados de seu dono.


A Apple está aprimorando a segurança dos AirTags para evitar perseguições usando dispositivos Bluetooth, disse a empresa à CNET.


Até o momento, o ‌AirTag‌ reproduz um som após três dias longe de seu dono. Após a atualização, reproduzirá o som de alerta em um momento aleatório em uma janela após 8 horas e dentro de 24 horas.


A Apple também está trabalhando para criar um aplicativo para dispositivos Android que permitirá detectar um AirTag desconhecido ou um item habilitado para a Rede Buscar, o que impedirá que os rastreadores sejam usados para perseguir usuários de Android.


Os AirTags‌ são projetados para reproduzirem um som quando estão longe de seu dono e também alertam os proprietários de iPhone se houver uma tag desconhecida por perto, mas a Apple foi criticada pois suas medidas anti-perseguição não vão longe o suficiente. Geoffrey Fowler, do The Washington Post, escreveu, em maio, um artigo que descreveu como o ‌AirTag‌ poderia ser usado para perseguição secreta, e uma de suas principais críticas foi a falta de alertas para os usuários.


Sua outra crítica foi sobre o temporizador de som de três dias no rastreador‌, que zera sempre que estiver perto do telefone do proprietário, potencialmente permitindo abuso e perseguição conjugal. A Apple está trabalhando para resolver esses problemas.


O aplicativo para Android será lançado ainda este ano. Já as atualizações do tempo dos alertas para os ‌AirTags‌ são aplicadas automaticamente quando o rastreador estiver perto do iPhone‌.


Como verificar a versão do firmware do AirTag


Como a maioria dos produtos da gigante de Cupertino, o AirTag pode ser atualizado com o novo software over-the-air (pelo ar), com a Apple sendo capaz de instalar um novo firmware quando houver necessidade de atualização.


Você pode verificar se já possui o novo firmware instalado:

  1. Abra o app Buscar;

  2. Toque na guia "Itens”;

  3. Clique no AirTag que você deseja verificar;

  4. Nesta visualização, toque no nome do AirTag para ver a versão atual do firmware.


Obs.: a localização exata não está sendo mostrada propositalmente nas fotos acima

O ‌AirTag foi‌ lançado com a versão 1.0.225 do firmware, e a atualização desta semana tem um número de versão 1.0.276. Se você vir 1.0.276 na lista de firmware, significa que seu AirTag foi atualizado.


Não há como forçar uma atualização do AirTag. Ela é feita remotamente através do seu iPhone. Para garantir que a atualização aconteça, você deve ter certeza que o AirTag está ao alcance do seu ‌iPhone‌, mas precisa esperar que o firmware seja implementado no seu dispositivo automaticamente.



Fontes: CNET e MacRumors

05/06/2021 - 1h02

bottom of page