top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Apple anuncia novos elementos para aprimorar a privacidade e segurança dos usuários

Segundo a empresa, a privacidade está presente na criação de cada novo produto, serviço e recurso desde o início e o foco é manter os usuários no comando quando se trata de seus dados pessoais e particulares.

Logo da Apple com um cadeado de privacidade.

A Apple revelou suas mais recentes inovações em privacidade e segurança, destacando importantes atualizações que estarão disponíveis no iOS 17, no iPadOS 17, no WatchOS 10 e no MacOS Sonoma 14, relacionadas à Navegação Privada do Safari, à Segurança de Comunicação e ao Modo de Bloqueio, além de melhorias na privacidade dos aplicativos. A empresa introduziu também novos recursos como Chegou Bem, NameDrop e Live Voicemail. Essas iniciativas refletem a crença central da Maçã de que a privacidade é um direito humano essencial e que a proteção da privacidade é construída sobre uma base sólida de segurança.


"Desde o início, a privacidade tem sido uma prioridade em cada produto e recurso que desenvolvemos", afirmou Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple.
"Nosso objetivo é capacitar os usuários a terem controle sobre seus próprios dados, oferecendo constantemente recursos líderes do setor em privacidade e a melhor segurança de dados do mundo. Isso é evidente em diversas funcionalidades em nossas plataformas, como as significativas atualizações na Navegação Privada do Safari e a expansão do Modo de Bloqueio".

As ferramentas de privacidade oferecem aos usuários um maior controle sobre seus dados. A Navegação Segura do Safari passou por grandes atualizações, fornecendo uma proteção ainda mais robusta contra rastreadores na web. A atualização inclui proteções avançadas contra rastreamento e registro de impressões digitais, evitando a possibilidade de que sites rastreiem ou identifiquem os dispositivos dos usuários. As janelas de Navegação Privada agora são automaticamente bloqueadas quando não estão em uso, permitindo que os usuários as mantenham abertas mesmo quando se afastam do dispositivo.


Safari com novo recurso de segurança.

Outra melhoria importante foi aperfeiçoar as permissões de privacidade no aplicativo Fotos. Um novo seletor integrado permite aos usuários compartilhar fotos específicas com outros aplicativos, mantendo a privacidade do restante da biblioteca. Ao solicitar permissão para acessar todas as fotos, os aplicativos fornecem informações detalhadas sobre quais dados serão compartilhados, acompanhadas de lembretes periódicos para garantir a escolha.


Para proteção contra o rastreamento de links nos aplicativos Mensagens, Mail e no Safari, a gigante de Cupertino removerá informações adicionais presentes nas URLs compartilhadas. Essa medida preserva a funcionalidade dos links, enquanto elimina dados desnecessários que poderiam ser usados para rastrear a atividade do usuário.


Melhorias na privacidade dos aplicativos também foram introduzidas. Novas ferramentas oferecem aos desenvolvedores mais informações sobre as práticas de dados dos Kits para Desenvolvimento de Software (SDKs) de terceiros usados em seus aplicativos, permitindo que forneçam informações de privacidade mais precisas. As mudanças fortalecem a integridade da cadeia de fornecimento de software, validando assinaturas de SDKs de terceiros e fornecendo uma camada adicional de proteção contra abusos.


A Apple também apresentou elementos adicionais focados em proteger a segurança dos usuários. A Segurança de Comunicação agora inclui a detecção de conteúdo de vídeo, alertando sobre fotos e vídeos considerados de conteúdo sensível. Os desenvolvedores podem integrar essa funcionalidade diretamente em seus aplicativos, e ela se estende para o uso do AirDrop, do FaceTime e do Telefone. Todo o processamento de imagens e vídeos ocorre no dispositivo, garantindo que nem a própria Maçã possa acessar o conteúdo. Esse recurso é opcional e pode ser ativado nas configurações de Privacidade e Segurança.


iPadOS com novo recurso de segurança.

A segurança dos dados do usuário também recebeu atenção com atualizações nas senhas e chaves. Agora é possível criar um grupo seguro para compartilhar senhas com criptografia de ponta a ponta. Além disso, os códigos únicos de verificação recebidos por e-mail serão preenchidos automaticamente no Safari, facilitando o login seguro sem sair do navegador.


O Modo de Bloqueio foi expandido para fornecer proteções adicionais a indivíduos que possam ser alvo de spyware por causa de sua profissão, cargo público ou notoriedade. As novas proteções incluem aprimoramentos na segurança de conectividade sem fio, processamento e compartilhamento de mídia, sandbox e segurança de rede. Ativar o Modo de Bloqueio fortalece a defesa do dispositivo e reduz significativamente a superfície de ataque para aqueles que precisam de proteção adicional. O Modo de Bloqueio também estará disponível no watchOS.


Como parte de sua abordagem centrada na privacidade, a Apple introduziu ferramentas adicionais com base em segurança e privacidade. O recurso Chegou Bem permite que os usuários informem facilmente a amigos e familiares que chegaram com segurança ao destino. Essa novidade detecta automaticamente a chegada e envia uma notificação aos contatos selecionados via Mensagens. Caso ocorra algo inesperado durante o trajeto, o Chegou Bem reconhece a falta de progresso e solicita uma confirmação. Se o usuário não responder, o recurso compartilha informações úteis, como localização precisa, nível de bateria, status da rede e a última vez que o iPhone foi usado. O Chegou Bem foi projetado com foco na segurança e privacidade, permitindo que o usuário escolha com quem compartilhar as informações, incluindo o destino e o tempo estimado de chegada. Os usuários podem encerrar a sessão a qualquer momento, e as informações enviadas são criptografadas de ponta a ponta.


O NameDrop é uma nova experiência do AirDrop que permite compartilhar informações de contato com segurança ao aproximar o iPhone do dispositivo de outra pessoa. Os usuários podem escolher os detalhes de contato específicos que desejam compartilhar e também compartilhar conteúdo, como fotos ou links. Os usuários do Apple Watch também podem utilizar o NameDrop tocando no botão Compartilhar em Meu Cartão, no app Contatos, ou na complicação Meu Cartão no mostrador do relógio. O compartilhamento de conteúdo é feito de forma segura por meio de uma conexão criptografada.


Recurso NameDrop.

Por fim, o recurso Live Voicemail facilita a decisão de atender ou não uma chamada telefônica. Quando alguém deixa uma mensagem, o usuário pode visualizar uma transcrição do que foi dito. Se desejar falar com a pessoa, pode atender a chamada. O recurso Silenciar Chamadores Desconhecidos direciona as chamadas de números desconhecidos diretamente para o Live Voicemail, sem tocar. Chamadas identificadas como spam são rejeitadas imediatamente. Essas funcionalidades fornecem tranquilidade aos usuários, permitindo que ignorem chamadas indesejadas sem perder ligações importantes.


Todas as novidades estarão disponíveis no segundo semestre deste ano como atualizações de softwares gratuitas. Com isso, a Apple reforça seu compromisso em priorizar a privacidade e segurança dos usuários, oferecendo recursos inovadores que colocam o controle dos dados nas mãos dos usuários.



Fonte: Apple

18/6/2023 - 3h40

Comments


bottom of page