top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Apple anuncia o macOS Sonoma 14, com widgets interativos e foco em desempenho

Novo Sistema Operacional para Macs inclui aprimoramentos de aplicativos e novos recursos, com destaques para widgets interativos, Game Mode, Safari e novidades em videoconferências.

Logo do macOS Sonoma

Anunciado na WWDC 23, em 5 de junho, o macOS Sonoma 14 é a mais nova atualização do sistema operacional da Maçã para Macs. Com novos recursos e um foco especial em desempenho, o macOS Sonoma oferece uma série de melhorias em aplicativos conhecidos, além de novas funcionalidades como os widgets interativos, o Game Mode, aprimoramentos no Safari e configurações avançadas para videoconferências.


Durante a apresentação, a Apple destacou a interatividade dos widgets como uma das principais ferramentas do macOS Sonoma. Esses widgets, que possuem diversas funcionalidades, podem ser colocados diretamente na área de trabalho, proporcionando uma experiência mais conveniente para o usuário. Eles se integram perfeitamente ao papel de parede, sem atrapalhar a visualização de outros aplicativos ou janelas. Além disso, o recurso de Continuidade permite sincronizar os widgets entre o iPhone e o Mac, em uma clara facilidade de compartilhamento de dados para quem utiliza os dois dispositivos em seu ecossistema da Maçã.


Apresentação do novo macOS Sonoma na WWDC

O macOS Sonoma 14 também traz melhorias para videoconferências, incluindo o Presenter Overlay, que permite aos usuários exibirem sua imagem na frente do conteúdo compartilhado. As Reações (Reactions) permitem expressar emoções durante as sessões de vídeo e o Compartilhamento de Tela foi simplificado.


Em sua incursão no mundo dos jogos, a Apple introduziu o Game Mode no macOS Sonoma, que oferece uma experiência otimizada para jogos, com taxas de quadros suaves e consistentes. O Game Mode reduz significativamente a latência de áudio com os AirPods e a latência de entrada com os controles de videogames como o Xbox e o Playstation, além de ser compatível com qualquer jogo para Mac.


Game Mode no macOS Sonoma

O Safari, navegador padrão do macOS, também recebeu melhorias no Sonoma. A Navegação Privada recebeu grande atenção para oferecer maior proteção contra rastreadores e pessoas com acesso não autorizado ao dispositivo. Além disso, os Perfis permitem separar a navegação por tópicos, como trabalho e navegação pessoal. Foi introduzida também uma nova forma de criar aplicativos da web que funcionam como apps normais, permitindo acesso mais rápido aos sites favoritos.


Quando o macOS Sonoma está inativo por um certo tempo, novos protetores de tela exibem vídeos em câmera lenta de locais ao redor do mundo. Os pequenos vídeos alternam entre temas de paisagens, planeta Terra, subaquático e urbano, proporcionando uma experiência visual envolvente, semelhante aos vídeos dinâmicos do tvOS na Apple TV.


Recursos do macOS Sonoma

A versão beta do macOS Sonoma 14 já está disponível para desenvolvedores cadastrados no Apple Developer Program em developer.apple.com, e uma versão beta pública será lançada no próximo mês em beta.apple.com. Todos os usuários de Mac compatíveis com a atualização poderão desfrutar do novo sistema operacional no final do ano, quando ocorrerá o lançamento oficial do software. Geralmente a Apple lança um novo macOS no mês de outubro.


Compatibilidade:

  • MacBook Pro (2018 ou posterior)

  • MacBook Air (2018 ou posterior)

  • iMac (2019 ou posterior)

  • iMac Pro (2017)

  • Mac Pro (2019 ou posterior)

  • Mac mini (2018 ou posterior)

  • Mac Studio (2022 ou posterior)



Fontes: Apple e MacRumors

14/6/2023 - 20h39

Comments


bottom of page