top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Apple anuncia o watchOS 10: novos widgets, apps redesenhados e recursos avançados para o Apple Watch

Anunciado na WWDC, o watchOS 10 é uma grande atualização do sistema operacional para o Apple Watch, que traz uma nova visualização de widgets, aplicativos redesenhados, melhorias nos aplicativos de treinos, rastreamento de humor e muito mais.


O watchOS 10 apresenta uma nova forma de visualizar informações a partir de qualquer mostrador do smartwatch, por meio dos widgets. Basta rolar com a Digital Crown para revelar uma lista dinâmica de widgets abaixo do mostrador que se altera de acordo com as necessidades do usuário em diferentes momentos do dia. Além disso, o watchOS 10 inclui dois novos mostradores: "Palette" e um animado com a turma dos "Peanuts", apresentando o Snoopy e o Woodstock.


Os aplicativos no watchOS 10 também foram redesenhados e melhorados. Por exemplo, o Relógio (ou World Clock) agora possui cores de fundo que refletem a hora do dia em diferentes fusos horários. O aplicativo Atividades conta com ícones nos cantos para facilitar a navegação, uma nova interface para a exibição dos troféus e uma visualização em tela cheia para cada Anel de Atividade individual.



A atualização também introduz novos recursos para treinos de ciclismo, incluindo novas métricas, uma possibilidade de visualização em tela cheia no iPhone e muito mais. O recurso de caminhada agora integra a Bússola e o Mapas, e o watchOS 10 inclui uma API de Treinos para os desenvolvedores integrarem em seus aplicativos.


Uma nova funcionalidade de rastreamento de humor no aplicativo Atenção Plena (Mindfulness) permite que os usuários rolem por uma seleção de emoções e registrem medições relacionadas. O aplicativo Saúde, então, fornecerá algumas análises com base nesses dados, disponibilizados no iPhone. Outra novidade busca diminuir o risco de desenvolvimento e agravamento da miopia, utilizando o sensor de luz ambiente para mostrar o Tempo ao Ar Livre, que também é exibido no aplicativo Saúde.



Outras novidades e aprimoramentos são resultantes do próprio uso do iOS 17, como o Name Drop, os mapas offline no iPhone e as chamadas de áudio em grupo no Facetime. Vale ressaltar ainda as melhorias no Apple Fitness +, com Planos Personalizados de treinos e as facilidades, por meio dos widgets, nos aplicativos Carteira, Tempo, Calendário e Lembretes, adaptados para essa nova interação e para as demandas de uso de cada um.



O watchOS 10 estará disponível para os modelos de Apple Watch Series 4 e posteriores que estejam emparelhados com o iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR e posteriores, desde que estejam executando o iOS 17. Uma versão Beta está disponível para desenvolvedores, com uma versão Beta pública sendo disponibilizada posteriormente, provavelmente após um mês.



Fontes: Apple e MacRumors

6/6/2023 - 21h33

Σχόλια


bottom of page