top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Apple anuncia novo evento ainda para outubro e agita o mundo da tecnologia: o novo iMac vem aí?

No site em inglês da empresa é possível ver o título “Scary fast", (Assustadoramente rápido), o que pode indicar inovações relacionadas à velocidade e faz alusão ao mês e à proximidade com o Halloween (Dia das Bruxas), comemorado em 31 de outubro nos Estados Unidos.

Scary fast

A Apple anunciou, na terça-feira (24) um novo evento programado para acontecer no dia 30 de outubro às 21 horas (horário de Brasília). O site de Eventos da Apple apresenta o logotipo da empresa em um fundo preto que se transforma no ícone do Finder do Mac, aparentemente confirmando o foco do evento nos Macs.

Diferente dos últimos eventos da gigante de Cupertino, o evento “Scary fast” acontecerá de forma completamente virtual. Nenhum membro da sociedade de tecnologia ou da imprensa estará presente, e todos podem acompanhar ao vivo pelo site da Apple, em seu canal oficial no YouTube ou através do aplicativo Apple TV.


Scary fast

Os rumores sobre o Mac têm sido confusos nos últimos meses, mas existem várias possibilidades. Pode ser que vejamos uma versão atualizada do iMac de 24 polegadas, já que essa máquina ainda está usando o chip M1 da Maçã, ou até um novo iMac, em um contexto em que a empresa poderia apresentar uma versão de seu all-in-one de 24 polegadas e outra com 27 polegadas, que segundo rumores antigos, estaria em produção.

Em um cenário ventilado pelo jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, não haveria expectativas de atualização para o MacBook Air, mas os modelos de 13 polegadas, 14 polegadas e 16 polegadas do MacBook Pro poderiam potencialmente receber novos chips. O jornalista apontou que, no site americano da Apple, algumas configurações do iMac e dos modelos de MacBook Pro não serão entregues até meados de novembro, e analisa esse fato como "um claro sinal de que algo estaria prestes a acontecer".


Sobre um anúncio da Apple ainda em outubro, Gurman acredita que o foco será o iMac de 24 polegadas. De acordo com uma publicação do leaker no X, a Apple estaria testando um novo chip M3 já há algum tempo, referenciando que o chip estaria preparado para acompanhar este lançamento.




O leaker especulou bastante, mas, para ele, por mais inesperado que possa ser, ver novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas agora não é impossível, justamente por conta da adição do chip M3 de 3 nanômetros. No X, dentre diversas publicações durante o dia 24, o jornalista chegou a comentar que chips M3 Pro e M3 Max estariam sendo testados nos modelos de 14 e 16 polegadas do MacBook Pro.



Ademais, Gurman não acredita que haverão mudanças no design, mas comentou que mudanças na tela podem acontecer, fortalecendo o rumor de que novas telas mini-LED mais potentes poderiam estar a caminho até o final do ano.


Para o leaker Ming-Chi Kuo, as estrelas do evento, serão, de fato, os MacBooks Pro, mesmo que, anteriormente em sua página no X, ele comentou que o lançamento em 2023 seria improvável devido às remessas limitadas para o quarto trimestre, que foram 400 a 500 mil unidades no total. O analista adicionou que, se novos MacBooks fossem lançados em novembro ou dezembro, o estoque limitado duraria apenas até o primeiro trimestre de 2024, caso a demanda não diminua.



As fichas estão na mesa e, nesse cenário, podemos nos dar ao luxo de fazer apostas. Nos comentários, de uma maneira geral, seguidores de Gurman e Kuo acreditam que seria coerente esperar o lançamento de um iMac, que não contasse apenas com um novo chip, mas também com melhorias na tela e até mesmo na câmera. Outros apontam até mesmo o lançamento de novos AirPods Max, aparentemente também esquecidos pela Apple há algum tempo. Portanto, não está claro se a atualização se concentrará nos novos chips da série M3, em iMacs redesenhados, ou mesmo uma atualização para os MacBooks. De qualquer forma, qualquer anúncio sobre Macs eleva as expectativas a um nível "assustador".



Fontes: MacRumors, 9to5mac e X

25/10/2023 - 00h01

Comments


bottom of page