top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple anuncia Final Cut Pro e Logic Pro para iPad, com recursos profissionais de vídeo e áudio

Atendendo a antigos desejos de usuários, a Apple anunciou hoje que o Final Cut Pro e o Logic Pro finalmente chegarão ao iPad ainda este mês por meio de assinatura.


A Apple diz que o Final Cut Pro e o Logic Pro apresentam novas interfaces touch que aproveitam o multi-touch do ‌iPad‌:


"O Final Cut Pro e o Logic Pro para iPad trazem novas interfaces touch que permitem aos usuários aprimorar seus fluxos de trabalho com o imediatismo e a intuitividade do multi-touch. O Final Cut Pro para iPad apresenta um poderoso conjunto de ferramentas para criadores de vídeo gravarem, editarem, finalizem e compartilhem, tudo a partir de um dispositivo portátil. O Logic Pro para iPad coloca o poder da criação musical profissional nas mãos do criador — não importa onde ele esteja — com uma coleção completa de ferramentas sofisticadas para composição, criação de batidas, gravação, edição e mixagem".

O Final Cut Pro e o Logic Pro para ‌iPad‌ estarão disponíveis por US$ 4,99 por mês ou US$ 49,99 por ano (preços por enquanto em dólares americanos), com um mês grátis de testes.



O Final Cut Pro requer um ‌iPad‌ com chip M1 ou mais recente (iPad Pro de 12,9 polegadas de 5ª e 6ª geração, iPad Pro de 11 polegadas de 3ª e 4ª geração ou iPad Air de 5ª geração) com iPadOS 16.4 ou posterior, enquanto o Logic Pro requer um ‌iPad‌ com chip A12 Bionic ou mais recente e também com a mesma versão mínima do iPadOS 16.4. Os aplicativos estarão disponíveis na App Store a partir de terça-feira, 23 de maio.


Final Cut Pro


O Final Cut Pro inclui o jog wheel, algo como um “volante digital”, para navegar na linha de tempo magnética, mover clipes e fazer edições com precisão. O recurso Live Drawing permite que os usuários desenhem e escrevam diretamente sobre o conteúdo do vídeo com o Apple Pencil, com suporte para ‌passar o mouse para deslizar e visualizar imagens. Os comandos de teclas são ativados ao usar um teclado externo. O Final Cut Pro no ‌iPad‌ também oferece suporte ao Modo de Referência do iPad Pro de 12,9 polegadas para edição precisa de cores.



Os recursos de aprendizado de máquina (machine learning) incluem máscara de remoção de cena para remover ou substituir planos de fundo rapidamente sem usar uma tela verde, corte automático para ajustar a filmagem vertical, quadrada e outras proporções e isolamento de voz para remover o ruído de fundo facilmente.



O aplicativo inclui uma biblioteca de gráficos, efeitos e áudio, incluindo fluxo de trabalho HDR, padrões animados e trilhas sonoras que se ajustam automaticamente à duração de um vídeo.


O modo de câmera profissional permite que os criadores gravem vídeos no Final Cut Pro em paisagem ou retrato, monitorem o áudio e o tempo de gravação e controlem manualmente as configurações como exposição, balanço de branco e foco. A edição de vídeo multicâmera sincroniza automaticamente os clipes para edição em conjunto, possibilitando a troca de ângulos com um único toque.



A mídia pode ser importada de Arquivos ou Fotos e salva diretamente em um projeto do Final Cut Pro. O aplicativo também oferece suporte à importação de projetos criados no iMovie, e os usuários podem exportar projetos do Final Cut Pro feitos no ‌iPad‌ para o Mac.


Logic Pro


O Logic Pro para ‌iPad‌ usa uma variedade de gestos multi-touch para tocar instrumentos digitais dinâmicos e navegar em projetos. O ‌Apple Pencil‌ facilita edições de precisão e automação detalhada de trilhas desenhadas. Como o Final Cut Pro, os comandos de tecla são suportados ao usar um teclado externo. Usando os microfones integrados do ‌iPad‌, os usuários também podem capturar áudio diretamente no aplicativo.



O aplicativo possui um mixer profissional completo com barras de canal, faders, controles de balanço, plugins, sends e automação precisa. O multi-touch permite que os criadores movam e misturem vários faders ao mesmo tempo, e a ponte do medidor do mixer permite que eles naveguem por uma visão geral dos níveis das faixas.



Um navegador de som totalmente novo com filtragem dinâmica ajuda os criadores a explorar todos os patches de instrumentos, patches de áudio, predefinições de plug-ins, samples e loops disponíveis em um único local. Os usuários podem simplesmente tocar para ouvir qualquer som antes de adicioná-lo a um projeto.


O aplicativo inclui mais de 100 instrumentos e plug-ins de efeitos, com blocos de plug-ins para os controles mais importantes. As ferramentas de produção permitem aos usuários cortar e inverter samples, programar batidas e linhas de baixo e criar kits de bateria personalizados.



Um novo plug-in de mudança de tempo e pitch chamado Beat Breaker permite que os criadores deslizem, juntem ou separem os dedos para remodelar e embaralhar os sons. O Quick Sampler pode cortar e transformar samples em novos instrumentos tocáveis, enquanto o Step Sequencer permite que os usuários programem padrões de bateria, linhas de baixo e melodias, além de automatizar plug-ins. O Drum Machine Designer oferece a capacidade de criar kits de bateria personalizados aplicando amostras e plug-ins a qualquer pad de bateria. Usando Live Loops, os usuários podem criar arranjos rapidamente.


O Logic Pro para ‌iPad‌ suporta recursos para mover projetos entre o Logic Pro para Mac e iPad‌. Usuários do ‌iPad‌ podem exportar músicas completas em vários formatos compactados e sem perdas (lossless), bem como faixas de áudio individuais. Os criadores podem criar uma trilha sonora no Logic Pro e exportá-la para o Final Cut Pro ao trabalhar com música e vídeo. O Logic Pro para ‌iPad‌ também suporta a capacidade de abrir projetos do GarageBand.



Fonte: Apple

9/5/2023 - 18h13

bottom of page