top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple estaria testando versão do macOS exclusiva para o novo iPad Pro M2 para 2023

O leaker Majin Bu afirmou que a Apple está trabalhando em uma versão do macOS exclusiva para o recém-lançado iPad Pro M2, com previsão para algum momento de 2023.


Uma das principais reclamações em torno do iPad é a falta de suporte de softwares exclusivos do Mac. Há tempos usuários clamam para a Apple portar não apenas o Final Cut Pro, mas também uma versão completa do macOS para o iPad.


A fonte do leaker Majin Bu compartilhou que a Apple está trabalhando em uma versão "menor" do macOS exclusivamente para o iPad Pro com chip M2, lançado no dia 18 de outubro. O software teria o codinome "Mendocino" nos escritórios do Apple Park em Cupertino e seria lançado como "macOS 14" em 2023.



"De acordo com minha fonte, a Apple estaria testando uma versão menor do macOS exclusivamente para o novo iPad Pro M2! 'Mendocino' deve ser o codinome do macOS 14. Uma versão simplificada deve ser planejada para o M2".

Segundo o leaker, o teste está sendo feito com uma interface do usuário do macOS 25% maior, portanto, é adequada para touch. No entanto, os aplicativos executados ainda seriam versões otimizadas para iPad e não para macOS.


Rumores sobre testes de softwares devem sempre ser interpretados com bastante cuidado. Muito pouco ou nenhum detalhe vaza sobre os planos de softwares da Apple.


Notícias com rumores circulam sobre o macOS no iPad há mais de uma década. Boatos sobre o iPad original diziam que o macOS era uma possibilidade de ser seu sistema operacional antes do lançamento do dispositivo. Além disso, a Apple provavelmente tem versões do macOS em execução em iPads para testes internos e configurações. A fonte de Majin Bu pode ter visto um iPad em um estado de depuração em vez de um sistema operacional real.


Outra explicação possível é que o sistema não era o macOS. A Apple pode estar trabalhando para aproximar ainda mais o iPadOS do macOS, adicionando uma barra de menus e outras interações semelhantes ao Mac. A Maçã já introduziu um recurso de janelas do Mac no iPadOS chamado Stage Manager (Organizador Visual), que será lançado na atualização 16.1 do iPadOS na próxima segunda-feira, 24 de outubro.


"O Stage Manager é uma maneira totalmente nova de realizar multitarefas com janelas sobrepostas e redimensionáveis ​​tanto na tela do iPad quanto em uma tela externa separada, com a capacidade de executar até oito aplicativos ao vivo na tela ao mesmo tempo", de acordo com a Apple.

iPad Pro com chip M2

Majin Bu também sugere que a exclusividade do iPad Pro M2 pode ser um impulso de marketing da gigante de Cupertino. Se o recurso estiver disponível apenas nesse modelo de iPad, mais pessoas o comprariam.



Fonte: AppleInsider

22/10/2022 - 4h17

bottom of page