top of page

A FCC supostamente multará operadoras de celular dos EUA pela venda de dados de seus clientes

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) deverá propor pesadas multas à AT&T, Verizon, Sprint e T-Mobile, após uma investigação sobre alegações de que as operadoras americanas de telefonia móvel coletaram e venderam dados de localização de consumidores em tempo real.

Não é novidade para ninguém que o que move as grandes empresas de TI (Tecnologia da informação) e, principalmente, as que detém controle sobre as redes sociais, como o Google e o Facebook, é o faturamento de milhões de dólares vendendo dados extraídos de suas gigantescas bases para outras empresas, afim de que tracem metas de publicidades arrojadas e, principalmente, direcionadas a seus públicos-alvos.


Mas a FCC americana planeja anunciar pelo menos US$ 200 milhões em multas, pelo compartilhamento de dados de localização de clientes, embora tenham a chance de contestá-las antes da finalização.


Uma investigação do Departamento de Execução da FCC constatou que certas operadoras de telefonia móvel "aparentemente violaram" a lei federal e podem ser multadas por lucrar com a coleta e venda de dados de localização dos usuários.


Os relatórios, em 2018, provocaram furor por supostas práticas ilícitas que viram telecomunicações como AT&T, Verizon, Sprint e T-Mobile venderem dados de clientes para uma ampla gama de compradores, incluindo agências policiais, caçadores de recompensas, serviços de rastreamento e supostos perseguidores.


Após protestos públicos e várias ações coletivas, as operadoras nomeadas prometeram encerrar seus controversos programas de compartilhamento de dados, com a Verizon sendo a primeira a entrar em ação em novembro de 2018. AT&T, T-Mobile e Sprint seguiram o exemplo em 2019. Com algumas pequenas exceções, todas as principais operadoras pararam de vender dados para agregadores de terceiros em maio passado.


Temos que ter em mente de que não existe privacidade, em sua plenitude, quando utlizamos a Internet, nem mesmo os maiores e melhores proxies garantem anonimato, pois tudo o que se é feito, é registrado, de uma maneira ou de outra... Mas isso é assunto para um outro post!

bottom of page