top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Vendas globais de smartphones caíram no primeiro trimestre de 2023 com iPhone sendo a única exceção

As vendas ano a ano no mercado global de smartphones caíram 13% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados de inteligência de mercado, tornando-se o quinto trimestre consecutivo de queda.


A Apple foi a única grande marca a resistir à tendência, aumentando suas vendas de iPhones em 3%, enquanto seus concorrentes tiveram quedas variando de 8% a 22%.


A Canalys, empresa líder de pesquisas em analistas de mercado de tecnologia global, optou por divulgar seus dados em duas partes, compartilhando primeiro os dados de participação de mercado e, em seguida, os números das vendas.



Os dados de participação de mercado não surpreenderam, com a Apple recuando após o lançamento e as ótimas vendas do trimestre de fim de ano de sua nova linha de iPhones.


"A Samsung foi a única fornecedora líder a obter uma recuperação trimestral e voltou a ocupar o primeiro lugar com uma participação de mercado de 22%. Enquanto isso, a Apple caiu para o segundo lugar com uma participação de mercado de 21%, diminuindo a distância entre ela e a Samsung, impulsionada pela sólida demanda por sua linha iPhone 14 Pro no primeiro trimestre de 2023". "O aumento e recuo trimestral da Apple é, obviamente, um negócio normal. O trimestre de férias [de final de ano] compreende o lançamento dos novos iPhones, criando um grande impulso nas vendas, com uma queda significativa no trimestre seguinte. Os efeitos deste ano foram menores do que o normal, já que a empresa de Cupertino ainda estava recuperando os pedidos do iPhone no primeiro trimestre, após as restrições de fornecimento no quarto trimestre".

Mercado mundial de smartphones


A Canalys compartilhou números de vendas, começando com notícias mistas do mercado global de smartphones. Embora o declínio de um ano tenha continuado no quinto trimestre, a empresa diz que há sinais de "luz no fim do túnel".


"A pesquisa mais recente da Canalys mostra que as remessas [vendas] globais de smartphones caíram 13%, para 269,8 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2023. O declínio da demanda começou a diminuir, embora o contraste entre o primeiro trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023 ainda seja forte […]". "As remessas [vendas] se estabilizarão em torno dos níveis de 2022 à medida que avançamos para meados de 2023. […] A Canalys espera que o mercado de smartphones ganhe impulso no segundo semestre do ano, à medida que os estoques atinjam níveis mais saudáveis".


Apple é a única marca em crescimento


A Apple registrou um aumento de 3% em relação ao ano anterior nas vendas de iPhones, tornando-se a única grande marca a aumentar as vendas no primeiro trimestre do ano. Parte disso provavelmente se deve à continuidade do atendimento de pedidos feitos durante o trimestre de fim de ano, já que a empresa se recuperou de seus problemas de abastecimento na Ásia relacionados à pandemia.


  • Apple + 3%

  • Samsung – 18%

  • Xiaomi – 22%

  • Oppo – 8%

  • Vivo – 17%



No geral, a Samsung manteve a liderança, com 60,3 milhões de vendas no trimestre, mas a Apple ficou logo atrás, com 58,0 milhões.



Fontes: Canalys e 9to5Mac

28/4/2023 - 16h10

bottom of page