top of page
  • Foto do escritorPedro Celli

Vale a pena investir numa placa de vídeo externa (eGPU)?

Como todos sabem, a GPU junto com a CPU é que dão todo o poder computacional e gráfico do seu computador. A CPU para cálculos e a GPU para os gráficos. Mas e quando você tem, por exemplo, um MacBook, um Mac mini ou mesmo um iMac que tem uma GPU dedicada, mas muito fraca, ou mesmo uma onboard, o que fazer?


Para este problema, foi criada a eGPU, que já existe há um bom tempo, via slots PCI express em computadores com Windows, mas com o advento da Thunderbolt 3 e seus 40Gb/s de fluxo, abriram novas perspectivas para os usuários de Mac.


Mas o que seria e como funciona uma eGPU? Ela vai realmente aumentar minha performance?

A grosso modo, a eGPU seria uma torre de computador bem menor (dock), com uma fonte de alimentação, 1 ou 2 slots PCIe 16x e uma interface que faz a conexão via thunderbolt 3 com o Mac. Alguns fabricantes ainda oferecem mais portas thunderbolt, alimentação, USB 3, HDMI e Display Port.


Hoje em dia temos várias opções de fabricantes que oferecem esta tecnologia, desde uma BlackMagic, que já tem uma solução completa, até de outros fabricantes que vendem somente a torre, e você coloca a placa de vídeo que desejar.


Eu gosto muito dos produtos da BlackMagic. Já tive vários equipamentos deles e a qualidade da construção é sensacional, mas são relativamente caros também. O certo é pesquisar bastante, pois opções é que não faltam.


Uma coisa que você tem que ter em mente, é que mesmo a porta thunderbolt 3 sendo extremamente rápida, nunca irá conseguir a mesma performance de uma GPU colocada no barramento PCIe x16. Talvez com uma futura Thunderbolt 4 isto seja possível, mas hoje você perderá de 10 a 20% de performance.


Mas também tem o outro lado da moeda. Não pense que você está perdendo 20%, pense que você está ganhando muito em performance, principalmente para quem trabalha com produção de vídeo e 3D.

Este gráfico mostra a diferença de performance entre um computador sem eGPU, um MacBook Pro de 13 polegadas, que tem placa de vídeo integrada à CPU, e um MacBook Pro de 15 polegadas que já possui uma placa de vídeo dedicada.


Para quem quiser mais informações vou deixar aqui um link muito legal, das diversas eGPUs disponíveis no mercado, seus preços e recursos. Espero ter ajudado nesta dúvida, se vale a pena ou não ter uma eGPU.

bottom of page