top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Telas dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max usam método de produção avançado para proteção e qualidade

Para criar a tela dos iPhones 14 Pro com a Dynamic Island, novo recorte em forma de pílula na parte superior, a Apple solicitou que a Samsung, principal fornecedora de displays da empresa, usasse um método de produção mais avançado que protegesse a tela ao redor de possíveis danos e perda de qualidade de imagem, de acordo com o The Elec.


Os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max são os primeiros smartphones da Maçã a apresentar um recorte diretamente na tela, ao contrário de outros modelos que têm um notch que se projeta para baixo a partir do painel superior. A Apple teria pedido à Samsung para usar equipamentos de jato de tinta adicional ao produzir seus displays de última geração para os iPhones para criar o novo recorte, preservando a tela OLED ao redor.


Para criar o recorte dentro da tela, a Samsung deve perfurar o orifício em forma de pílula diretamente no display OLED, o que significa que existe a possibilidade de os pixels e os painéis ao redor serem danificados. Para evitar uma possível exposição à umidade e ao oxigênio, o The Elec diz que a Samsung construiu uma barragem que separava o recorte em forma de pílula dos pixels ao redor.


"Isso ocorre por causa da exibição do primeiro furo aplicada à linha do iPhone 14 Pro. Para fazer um furo para a lente da câmera frontal etc, na parte superior da tela OLED, deve-se fazer um furo no pós-processo (processo do módulo). Se o encapsulamento de filme fino for danificado, o OLED é exposto à umidade e ao oxigênio, e a vida útil do produto é drasticamente reduzida". "Por esse motivo, a Samsung Display é conhecida por ter usado equipamentos de jato de tinta para construir uma barragem que separa o furo do resto da área depois de fazer o encapsulamento de película fina na linha OLED do iPhone 14 Pro e para nivelar áreas com desigual alturas. A Samsung Display conseguiu realizar esse processo usando um laser em vez de um equipamento de jato de tinta, mas dizem que a Apple preferiu o método de jato de tinta".

A Samsung tem uma vasta experiência na produção de telas, inclusive com recortes. A própria linha de smartphones da empresa apresenta notches únicos que abrigam as câmeras frontais. Com o iPhone 14 Pro, no entanto, a Apple teria tomado cuidado extra com a produção das telas dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max para garantir que o recorte não interfira nos pixels ao redor e prejudique a qualidade da imagem.



O The Elec diz que a LG Display, outro fornecedor de telas da Apple, também usou o mesmo método para seu lote de telas para os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max. Os iPhones 14 e 14 Plus apresentam o mesmo notch de tela dos modelos anteriores. Há rumores de que os iPhones mais baratos da linha do ano que vem apresentarão o mesmo recorte em forma de pílula para a Dynamic Island que os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max.



Fontes: The Elec, Patently Apple e MacRumors

29/12/2022 - 17h01

bottom of page