top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Rumor: qualquer superfície poderá se tornar uma interface de toque virtual no Apple Glass

Está cada vez mais claro que a Apple está trabalhando em um Headset de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) para o mercado consumidor. Originalmente esperado para 2020, os rumores mais recentes remetem para 2021 a 2023.

Imagem: Reprodução/MacRumors

Mas o que ficou menos claro é o conjunto exato de recursos que um par de óculos AR/VR da Maçã fornecerá. Os rumores foram espalhados sobre a funcionalidade com alguns debates internos sobre a direção do headset, que varia de um produto vestível ultra poderoso a um acessório mais limitado ao iPhone.


Confira:


Um pedido de patente recém-revelado da Apple, descoberto pelo site Appleinsider, mostra algumas pesquisas intrigantes que a empresa vem fazendo em campo desde 2016.


Na patente, a gigante de Cupertino aborda a questão de como alguém usando um 'Apple Glass' seria capaz de interagir com o ambiente virtual/real misto que está olhando. Ao usar um ‌iPhone‌ ou iPad como um visor de AR, o usuário normalmente tocava na tela para interagir com os objetos mostrados nela. Mas, ao usar um headset AR, a mesma tarefa seria complicada. Tentativas anteriores de interagir diretamente com um ambiente de recuperação garantida exigiam hardware adicional, como luvas ou sensores de dedo. Enquanto isso, tentar detectar visualmente o contato dedo-superfície não é preciso o suficiente para ser útil.

Detalhe da patente mostrando como um objeto quadrado e plano pode ser transformado em uma calculadora.

A Apple descreve que ele pode realizar essa tarefa de maneira mais elegante usando o sensor de calor por infravermelho para detectar quando um usuário toca em um objeto do mundo real.


"A presente divulgação está relacionada a um método e dispositivo para detectar um toque entre pelo menos parte de um primeiro objeto e pelo menos parte de um segundo objeto, em que pelo menos a parte do primeiro objeto tem uma temperatura diferente de pelo menos parte do segundo objeto. O método inclui fornecer pelo menos uma imagem térmica de uma porção do segundo objeto, determinando pelo menos uma parte de pelo menos uma imagem térmica, um padrão, que é indicativo de um valor ou faixa de temperatura específica ou de um valor ou faixa de temperatura específica alterar e usar o padrão determinado para detectar um toque entre pelo menos parte do primeiro objeto e pelo menos parte do segundo objeto".

O método, cheio de "pelo menos" no registro da patente, poderia permitir que o "Apple Glass" projetasse visualmente os controles dos objetos do mundo real e reagisse quando tocado pelo usuário, sentindo a transferência de calor ao tocar o objeto.


Como em todos os pedidos de patentes, não podemos ter certeza de que a Apple incorporará essa tecnologia em seus futuros produtos. Mas acreditamos cegamente que a Maçã planeja lançar um headset AR/VR. Que venha o Apple Glass!


Leia também:



Fonte: MacRumors/Appleinsider

21/07/2020 - 23h43

bottom of page