• Rafael de Angeli

Rumor: iPhones de 2021 poderão ter tela sempre ativa com nova tecnologia que poupa energia

As telas dos iPhones de 2021 (iPhones 12S ou iPhones 13) poderão usar de 10 a 20% menos energia do que os atuais, graças a uma tecnologia mais eficiente.


De acordo com uma notícia divulgada pelo site 9to5Mac, há até uma possibilidade de algum tipo de exibição de tela sempre ativa nos iPhones do próximo ano.


A notícia diz que a LG está se preparando para criar um novo tipo de painel OLED para os iPhones de 2021, usando uma tecnologia conhecida como LPTO. Atualmente, ela é usada no Apple Watch Series 5 e 6 e faz parte do segredo para a tela sempre ativa.


O site TheElec relata sobre a pequena mudança, de silício policristalino de baixa temperatura (LTPS) para óxido policristalino de baixa temperatura (LTPO):


A LG Display expandirá a taxa de produção de suas linhas de fábrica de painéis de diodos emissores de luz orgânicos (OLED) dedicadas à Apple. (…) A LG Display está planejando colocar equipamentos de transistores de película fina (TFT) de óxido policristalino (LPTO) de baixa temperatura. A Apple está planejando aplicar o LTPO TFT a modelos de iPhone de nível superior lançados no próximo ano. A empresa usou o processo TFT de silício policristalino de baixa temperatura (LTPS) até agora. Um processo de óxido TFT será adicionado para se tornar LPTO TFT. A LG Display provavelmente obteve aprovação prévia da Apple para seu plano de expansão - ela precisa da revisão de Cupertino para transferir garantias de produção da LTPS para a LTPO. O equipamento LTPO que está sendo colocado nas linhas de fábrica será para fornecimento de telas OLED para iPhones no próximo ano, enquanto os posteriores a maio provavelmente serão para telas para os iPhones de 2022.

A notícia diz que a Apple deve usar as telas LTPO para dois dos iPhones do próximo ano, muito provavelmente nos modelos Pro e Pro Max, os gadgets topos de linha da gigante de Cupertino.


Existem estimativas variadas da economia de energia a serem obtidas com a mudança de LTPS para LTPO, variando de 5% a 20%. A visão consensual parece estar na faixa de 10 a 20%.


A iFixit observou que a Apple creditou a tecnologia LTPO no Apple Watch Series 5 como um dos elementos que lhe permitiram introduzir a tela sempre ativa, mas diz que provavelmente não foi a principal diferença:


O que é uma tela “LTPO” e como ela permite uma tela sempre ativa? Durante a parte do Apple Watch de seu evento, a Apple insinuou que sua tecnologia LTPO é a razão pela qual o relógio pode diminuir sua taxa de atualização e economizar a vida útil da bateria quando não está sendo usado ativamente. Mas são os outros componentes brevemente mencionados durante o segmento, e listados no comunicado de imprensa, que provavelmente fazem a diferença real: “um driver de exibição de ultrabaixa potência, circuito integrado de gerenciamento de energia eficiente e um novo sensor de luz ambiente”.

Então provavelmente não devemos ficar muito esperançosos sobre uma tela sempre ativa nos iPhones do próximo ano. Precisamos lembrar, por exemplo, que a Apple usou pela primeira vez monitores LTPO no Apple Watch Series 4, e isso não foi suficiente para uma tela sempre ativa.


Com o uso e os testes feitos por mim e pelo Pedro Celli, aqui da equipe News On Apple, também descobrimos que isso afetou a vida útil da bateria no Series 5. Mas há a opção de deixar a tela sempre ativa do Apple Watch ligada ou desligada. O usuário escolhe. Eu escolhi deixar a tela do meu sempre ligada, o que me faz carregar o relógio diariamente. Faz parte do jogo. rs


Existem duas outras maneiras pelas quais a Apple pode aproveitar o aumento da eficiência energética dos monitores. Primeiro, para aumentar a vida útil da bateria. Em segundo lugar, para tornar os telefones mais finos, reduzindo a espessura da bateria. Embora muitos de nós esperemos pelo primeiro, o histórico da Apple infelizmente nos deixa acreditar que ela pode escolher por reduzir a espessura dos iPhones futuros cada vez mais, ano a ano.



Fonte: 9to5Mac

07/12/2020 - 20h41

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.