top of page
  • Foto do escritorFernando Cunha JR

Rumor: com o ‘iWear’ a Apple fará com que as roupas também sejam inteligentes

As roupas superpoderosas de amanhã podem incluir meios de recarregar o iPhone e muito mais.

Imagem: Reprodução/Microtron-3d

A Apple protocolou uma patente para "tecido com caminhos condutores" e um sistema de tecelagem para produzi-lo, o que parece sugerir "roupas inteligentes".


Nos dados da patente, a gigante da tecnologia diz que seria ótimo formar dispositivos elétricos, gabinetes e outros itens de tecido que contenha fios de material isolante e fios de material condutor. No entanto, podem surgir desafios ao formar estruturas condutoras a partir de fios, também condutores, em um tecido.

Se não for tomado cuidado, um fio condutor no caminho do sinal será inadvertidamente cortado. A Apple quer poder fornecer técnicas aprimoradas para formar estruturas condutoras em itens baseados em tecido. 


Isso pode abrir várias possibilidades interessantes. As roupas superpoderosas de amanhã podem incluir meios de recarregar um smartphone e muito mais. Por exemplo, os eletrônicos podem ser recarregados no futuro simplesmente conectando-os ao vestuário. Já existem pesquisadores australianos que têm trabalhado em roupas que podem coletar energia de uma pessoa.

Além disso, os uniformes de roupas íntimas e esportivas podem passar semanas sem serem lavados, graças aos tecidos autolimpantes desenvolvidos por cientistas que trabalham para a Força Aérea dos EUA, apesar de ser uma ideia totalmente sem sentido, ou alguém gostaria de ficar sem trocar suas roupas íntimas por semanas?

Imagine uma jaqueta da marca Apple que possa alimentar o seu iPhone. Ou uma camiseta com o logotipo da Apple que combine com o seu kit Nike + Apple e lute contra manchas de suor. Por que não a "Apple Cueca"? Por que não "iWear"?

Confira o resumo da patente:

“O equipamento de tecelagem pode incluir equipamentos de posicionamento de cordões de urdidura que posicionam cordões de urdidura e equipamentos de posicionamento de cordões de trama que inserem cordões de trama entre os cordões de urdidura para formar tecido. O tecido pode incluir fios isolantes e fios condutores. Os fios condutores podem ser ortogonais entre si e podem cruzar-se nas interseções de circuito aberto e curto-circuito. O tecido pode ser formado usando pares de fios de urdidura e trama entrelaçados. Os fios de urdidura e trama condutivos podem ser interpostos dentro dos pares de fios. O tecido pode ser um tecido de camada única ou pode conter duas ou mais camadas. Os fios de urdidura empilhados podem ser formados entre pares de fios de urdidura isolantes adjacentes. Os fios de urdidura empilhados podem incluir fios isolantes e condutores. Sensores de toque e outros componentes podem incluir estruturas condutoras formadas a partir dos fios condutores do tecido".

Lembrando que, como já falamos outras inúmeras vezes, nem todas as patentes conseguem ver a luz do dia, mas essa, em específico, não deixa de trazer várias divagações à mente.



Fonte: Apple World Today 28/07/2020 - 20h21

bottom of page