top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Pulseira do Apple Watch poderá mudar de cor automaticamente e ser controlada por aplicativo

Parece ficção científica, mas a Apple obteve uma patente para uma pulseira de Apple Watch que muda de cor com diferentes combinações selecionáveis em um aplicativo. A patente ainda descreve a pulseira sendo capaz de exibir "ícones, formas e texto" e usar mudanças de cor para significar notificações.


A patente descreve uma pulseira com elementos eletrocrômicos, ou seja, um material que pode mudar de cor e opacidade em resposta a pequenas correntes elétricas.


O exemplo mais familiar na vida cotidiana são os espelhos retrovisores com escurecimento automático nos carros. Um sensor de luz detecta quando você está sendo ofuscado por trás e ativa uma corrente elétrica que reduz a opacidade de uma película ou camada de vidro que cobre o espelho.


Outro exemplo que você pode ter visto é em salas de conferência com paredes de vidro, onde ele pode ser alternado instantaneamente entre os modos transparente e opaco. Isso torna uma alternativa muito mais organizada e rápida às persianas.


Essa mesma tecnologia pode ser usada para exibir cores diferentes em um material. Ao ativar seletivamente diferentes seções eletrocrômicas dentro de uma pulseira, ela pode ser controlada para mostrar símbolos, letras ou números.


A patente da Apple, identificada pela Patently Apple, ilustra a ideia com um design de três faixas, no qual a cor de cada faixa pode ser controlada independentemente. Isso permitiria a exibição de cores sólidas e padrões de listras. A Apple conseguiria este feito entrelaçando elementos eletrocrômicos em um tecido.


A patente descreve como você pode, por exemplo, ajustar a cor da pulseira para combinar com sua roupa.


"A patente que se refere a uma pulseira de tecido para Apple Watch que inclui um recurso eletrocrômico que permite elementos com ajuste de cor que podem alterar o esquema de cores e o design em 3 zonas de pulseira distintas para dar à pulseira de relógio uma aparência personalizável exclusiva para o usuário […]". "Os usuários podem desejar a capacidade de personalizar suas pulseiras de relógio para expressar variedade e estilo. Por exemplo, um usuário pode desejar uma pulseira de relógio de uma cor específica com base na seleção de roupas do usuário, outros artigos vestíveis, ambiente ou outra preferência".

A Apple observa que as pessoas já podem fazer isso, alterando fisicamente a pulseira, mas essa invenção eliminaria a necessidade de possuir uma variedade de pulseiras e economizaria o esforço de trocá-las.


Uma ilustração mostra um aplicativo de Apple Watch sendo usado para selecionar as cores e estilos, sendo ativado na pulseira.



A patente continua descrevendo a mudança da cor da pulseira para indicar notificações e até mesmo exibir conteúdo como símbolos e palavras.


Sempre alertamos que a Apple frequentemente patenteia produtos e ideias que nunca chegam ao mercado. Não seria apenas por causa dos desafios técnicos envolvidos em tal projeto, mas também porque a venda de pulseiras atualmente é um negócio muito lucrativo para a gigante de Cupertino.


Se a pulseira que troca de cor existir algum dia, deve se tornar um dos produtos mais caros da Maçã.



Fontes: Patently Apple e 9to5Mac

2/3/2023 - 16h52

Comentários


bottom of page