top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Polêmica: smartphone Samsung Galaxy modifica e melhora fotos da lua com Inteligência Artificial

As belas imagens da lua tiradas com um recente smartphone Samsung Galaxy são aparentemente falsas. Um usuário do Reddit tirou uma foto da lua de baixa qualidade da tela de seu computador e obteve uma imagem de alta resolução. Em outras palavras, as câmeras do Galaxy Ultra podem não ser tão poderosas quanto as pessoas afirmam.


As fotos da lua com "zoom espacial" da Samsung são incrivelmente boas. A empresa adicionou um modo de astrofotografia ao Galaxy S20 Ultra e continuou a incorporá-lo aos modelos mais novos.


O "zoom espacial" de 100x permite aos usuários capturar imagens impressionantes da lua com bastante facilidade. Basta apenas alterar algumas configurações, apontar a câmera para a lua e tirar uma foto.


O resultado é incrivelmente bom. As fotos da lua tiradas com um iPhone são uma bagunça embaçada e superexposta, enquanto as tiradas com um Galaxy são cristalinas, o que foi tomado como prova da superioridade das câmeras da Samsung.


"As fotos da lua da Samsung são falsas"


ibreakphotos, usuário do Reddit, levou a sério a parte "incrivelmente boa" e começou a investigar. Ele mostrou que as imagens da lua tiradas com um Samsung Galaxy S23 Ultra e anteriores são alteradas pela aplicação de uma textura da lua sobre a imagem tirada pela câmera do dispositivo.


O experimento consistiu em abrir uma imagem da lua na tela de um computador e reduzir sua resolução. Resumindo, ibreakphotos borrou a maioria dos detalhes. O resultado ainda era reconhecível como a lua, mas bem ruim.


As fotos da lua tiradas com um Samsung Galaxy Ultra são supostamente boas demais para ser verdade. Imagem: ibreakphotos/Reddit/CultofMac

Ele então tirou uma foto da tela com um Samsung Galaxy. O resultado foi uma imagem cristalina da lua com detalhes que simplesmente não existem no original.


"A Samsung está usando AI/ML (rede neural treinada em centenas de imagens da lua) para recuperar/adicionar a textura da lua em suas fotos da lua e, embora alguns pensem que essa é a capacidade da sua câmera, na verdade não é", disse ibreakphotos em sua postagem no Reddit.

A explicação da Samsung sobre o recurso de "zoom de espaço" mostra que é isso que acontece ao encobrir a extensão da substituição.


"No Galaxy S21, mesmo quando você tira uma foto da lua, a AI [Inteligência Artificial] reconhece o alvo como a lua por meio de dados aprendidos, síntese de vários quadros e tecnologia de AI baseada em aprendizado profundo no momento da filmagem. A função do mecanismo de melhoria de detalhes que torna a imagem mais nítida foi aplicada", disse CamCyclopedia da Samsung.

Um truque de Inteligência Artificial (AI)


Ao permitir que usuários pensem que a imagem da lua veio de sua própria câmera, a Samsung pode estar sendo enganosa. Toda a imagem da câmera está sendo usada para permitir que a Inteligência Artificial reconheça a lua. O que aparece na imagem final é uma criação de Inteligência Artificial.


Truques de AI são facilmente executados com a lua porque ela sempre vira uma face em direção à terra. Não é possível obter um ângulo diferente na lua sem entrar em uma nave espacial. Portanto, a Inteligência Artificial precisa apenas corresponder à fase da lua e ajustar as condições de iluminação.


Houve pedidos para que a Apple adicionasse um modo de astrofotografia ao iPhone. A Maçã poderia economizar tempo se fizer apenas um truque semelhante ao da Samsung, não é mesmo?


Assista a um vídeo do YouTuber Marques Brownlee sobre o assunto:



Fontes: Reddit, Cult of Mac, 9to5Mac e MacRumors

15/3/2023 - 12h55

bottom of page