top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Para ajudar a desbloquear o Face ID com máscara, iOS/iPadOS 13.5 são lançados pela Apple

iOS 12.4.7, tvOS 13.4.5 e audioOS 13.4.5 também são lançados. Novo iOS 13.5 também ajuda no combate ao coronavírus.


Além de correções de bugs e de segurança, que sempre são importantes para manter a segurança do iPhone e do iPad, a nova versão dos sistemas operacionais da Maçã traz uma novidade bem interessante e bem-vinda nestes tempos de pandemia do coronavírus: uma facilidade para o desbloqueio do Face ID com o uso de máscara.


Quem já tentou utilizar o Face ID com uma máscara, para se proteger do coronavírus, muito provavelmente passou nervoso, pois o sistema tenta ler seu rosto várias vezes até que a senha seja exigida. Com o iOS 13.5, assim que o Face ID localizar um rosto, mas verificar que está usando uma máscara de proteção, automaticamente direcionará o usuário à tela de senha, simplificando o acesso e deixando o nível de estresse um pouco mais baixo!


Há rumores de que o Touch ID poderá retornar ao smartphone da gigante de Cupertino no iPhone 12, sob a tela, com leitor ultrassônico. Se não estava nos planos da Apple, devem estar correndo atrás do prejuízo. Com a pandemia em curso, o Touch ID, ao usar máscaras, nunca foi tão desejado. A ideia, é claro, será bem-vinda se as duas tecnologias existirem juntas: Face ID e Touch ID. Eu, por exemplo, prefiro o Face ID sem sombras de dúvidas. Mas, em alguns poucos momentos, o Touch ID faz falta.


Leia também:


Depois de cinco versões betas, onde incialmente era chamado de iOS 13.4.5, a versão 13.5 traz o recurso Registro de Exposição à COVID-19, uma parceria inédita da Apple com o Google para ajudar no controle do coronavírus. O sistema, através do bluetooth do iPhone, notificará usuários que podem ter entrado em contato com pessoas infectadas. Infelizmente o recurso ainda não está disponível no Brasil, muito provavelmente por causa do Ministério da Saúde (Governo Federal) e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


A troca e a confusão com os números nas versões betas ocorrem porque qualquer revisão do iOS que usa um novo SDK deve ter seu número de versão menor alterado.


Saiba mais:





Há também a possibilidade de compartilhar músicas do Apple Music pelos Stories do Instagram e pelas Histórias do Facebook e uma opção para que os quadrados de vídeo não mudem de tamanho quando um participante falar em chamadas de vídeo pelo FaceTime.

 

Nota oficial de liberação:


O iOS 13.5 acelera o acesso ao campo de código em dispositivos com Face ID quando você estiver usando uma máscara facial e apresenta a API de Notificação de Exposição para oferecer suporte a apps de rastreamento de contato da COVID-19 oferecidos por autoridades de saúde pública. Esta atualização também apresenta uma opção para controlar a proeminência automática de quadrados de vídeo em ligações do FaceTime em Grupo e inclui correções de erros e outras melhorias.


Face ID e Código:

• Processo de desbloqueio simplificado para dispositivos com Face ID quando você estiver usando uma máscara facial;

• O campo de código é apresentado automaticamente depois de passar o dedo para cima a partir da parte inferior da tela Bloqueada quando você estiver usando uma máscara facial;

• Também funciona ao autenticar na App Store, no Apple Books, no Apple Pay, no iTunes e em outros apps compatíveis com o início de sessão com o Face ID.


Notificação de Exposição:

• API de Notificação de Exposição para oferecer suporte a apps de rastreamento de contato da COVID-19 oferecidos por autoridades de saúde pública.


FaceTime:

• Opção para controlar a proeminência automática em ligações do FaceTime em Grupo para que os quadrados de vídeo não mudem de tamanho quando um participante falar.


Esta atualização também inclui correções de erros e outras melhorias.


• Corrige um problema onde usuários poderiam ver uma tela preta ao tentar reproduzir transmissões de vídeos de certos sites;

• Aborda um problema no compartilhamento onde sugestões e ações poderiam não ser carregadas.

 

watchOS 6.2.5


A nova versão para o Apple Watch foi lançada nesta segunda-feira (18).


Saiba mais:

 

iOS 12.4.7


A Maçã também disponibilizou o iOS 12.4.7, trazendo apenas correções de bugs e de segurança para os iPhones que não receberam o iOS 13.

 

tvOS 13.4.5


Uma nova atualização para o sistema operacional da Apple TV também foi lançada, com melhorias gerais e correções de erros: tvOS 13.4.5.

 

audioOS 13.4.5

Saiu também uma nova atualização do audioOS 13.4.5 para HomePods, trazendo melhorias gerais de estabilidade e qualidade.

 

E o macOS?


Ainda não. Hoje a gigante de Cupertino liberou, para desenvolvedores, o macOS Catalina 10.15.5 beta 5. Muito provavelmente ele ainda não está pronto para ser lançado, precisando de mais testes.

bottom of page