top of page

Na França, restrições de Bluetooth da Apple atrapalham rastreamento de contatos

A política da empresa da maçã limita a utilização de acesso a alguns itens definidos como sensíveis à segurança do usuário.

Um dos problemas com o desenvolvimento de aplicativos para a Apple é que a empresa tem uma abordagem de segurança e privacidade muito ríspida (alguém lembra da briga do FBI com a empresa da maçã?). Isso geralmente significa muitas restrições que os desenvolvedores tendem a enfrentar ao tentar criar aplicativos para as plataformas iOS/iPadOS. Infelizmente, para o governo francês, parece que as restrições da Apple em torno do Bluetooth estão dificultando seus esforços na criação de um aplicativo de rastreamento de contatos.


Com o surto de coronavírus se espalhando pelo mundo, o rastreamento de contatos é de extrema importância, pois permite às autoridades de saúde identificar rapidamente com quem a pessoa infectada pode ter entrado em contato.


Em entrevista à Bloomberg, o ministro de tecnologia da França, Cedric O, disse: "Estamos pedindo à Apple que levante a barreira técnica para nos permitir desenvolver uma solução de saúde europeia soberana que amarre nosso sistema de saúde". Infelizmente, parece que a Apple não está se movendo, pois as negociações aparentemente não estão progredindo.

Dito isso, deve-se notar que a Apple e o Google anunciaram recentemente que trabalharão juntos para desenvolver APIs de rastreamento de contatos que serão incorporadas ao iOS e Android, permitindo que os desenvolvedores tirem vantagem disso. No entanto, surgiram algumas preocupações sobre isso e imaginamos que os governos provavelmente desejem desenvolver esses aplicativos por conta própria.


Confira:


Essa pressão da França à Apple demonstra que os governos, escancaradamente, estão aproveitando a desculpa do COVID-19 para vigiar e rastrear suas populações, indo de encontro com a ideia de livre circulação, direito de ir e vir e, principalmente, queda de fronteiras, infelizmente.

bottom of page