top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iPod completa 20 anos, um dos produtos mais importantes da história da Apple

No que se tornou um dos momentos mais marcantes da história da Apple, o dia de hoje marca o 20º aniversário do lançamento do iPod original, por Steve Jobs, em um pequeno evento para a imprensa, no auditório da Prefeitura na antiga sede da Apple, no Infinite Loop, em Cupertino, cidade da Califórnia, nos Estados Unidos.


A foto abaixo é uma captura de tela de como era o site da Apple em 23 de outubro de 2001, o dia em que o iPod foi anunciado, cortesia da Wayback Machine e divulgado pelo site MacRumors.



A notícia de 2001 cobrindo o anúncio do iPod original ainda está no ar, e a seção de comentários contem várias mensagens negativas sobre o dispositivo. Uma pessoa descreveu o iPod como "longe de ser revolucionário" e outro comentarista escreveu "todo esse hype para algo tão ridículo!".


É claro que o iPod acabou se tornando um dos produtos mais importantes da história da Apple e, junto com o iMac original, ajudou a empresa a ter sucesso novamente depois de quase decretar falência no final dos anos 1990.



Jobs declarou que o iPod oferecia "1.000 músicas no seu bolso" e revelou o dispositivo tirando-o de seu próprio bolso.


"Com o iPod, a Apple inventou uma categoria totalmente nova de reprodutor de música digital que permite colocar toda a sua coleção de músicas no bolso e ouvi-la onde quer que vá", disse Jobs em um comunicado à imprensa. "Com o iPod, ouvir música nunca mais será da mesma forma".

O iPod se tornou um produto de nicho para a Apple, com o iPod touch sendo o único modelo restante disponível para compra atualmente, depois que o iPod classic foi descontinuado em 2014 e o iPod nano e o iPod shuffle foram descontinuados em 2017.



Desde o começo desta semana, depois do evento "Unleashed", quando a Maçã fez várias modicações em seu site e, principalmente, no menu principal, a página do produto iPod touch é anunciada apenas no rodapé da página inicial, dada a sua importância nos dias de hoje.


O ex-vice-presidente sênior da equipe do iPod da Apple, Tony Fadell, refletiu sobre a criação do iPod em uma entrevista publicada ontem pelo site CNET.



Fontes: CNET e MacRumors

23/10/2021 - 16h22

3 Comments


WiseUp Jaraguá Do Sul
WiseUp Jaraguá Do Sul
Oct 25, 2021

O iPod foi o meu primeiro produto da Apple. Realmente foi um produto que revolucionou a indústria da música e lançou tendencias. De forma geral, eu penso que ele teve um impacto negativo no mercado, pois acho que havia um certo romance em ir até uma loja e comprar o disco físico. No passado sentávamos para apreciar um álbum (seja ele um LP ou CD) e hoje raramente fazemos isso, todo mundo ouve música "on the go". Os artistas pareciam se esforçar mais para produzir um álbum quando dependiam das vendas. Enfim, o cenário fonográfico era totalmente diferente e a facada final nisso tudo foram os serviços de streaming.

Like
WiseUp Jaraguá Do Sul
WiseUp Jaraguá Do Sul
Oct 26, 2021
Replying to

Não digo que a culpa foi dos iPods ou reprodutores de mídia em si (embora tenham contribuído a sua parcela). Me recordo que o preço de um álbum no iTunes era exatamente o mesmo álbum em mídia física. Então o consumidor tinha a opção de escolha se prejudicar as gravadoras. Como você disse, o que impulsionou esse declínio foi a facilidade de se obter arquivos MP3 nos anos 2000. Afinal de contas... Pagar por algo que você pode ter de graça, pra quê? Agora é incrível como o iPod evoluiu em menos de 10 anos. Só de pensar que essas primeiras versões tinham um mini disco rígido dentro... lol

Like
bottom of page