• Rafael de Angeli

iPod completa 20 anos, um dos produtos mais importantes da história da Apple

No que se tornou um dos momentos mais marcantes da história da Apple, o dia de hoje marca o 20º aniversário do lançamento do iPod original, por Steve Jobs, em um pequeno evento para a imprensa, no auditório da Prefeitura na antiga sede da Apple, no Infinite Loop, em Cupertino, cidade da Califórnia, nos Estados Unidos.


A foto abaixo é uma captura de tela de como era o site da Apple em 23 de outubro de 2001, o dia em que o iPod foi anunciado, cortesia da Wayback Machine e divulgado pelo site MacRumors.



A notícia de 2001 cobrindo o anúncio do iPod original ainda está no ar, e a seção de comentários contem várias mensagens negativas sobre o dispositivo. Uma pessoa descreveu o iPod como "longe de ser revolucionário" e outro comentarista escreveu "todo esse hype para algo tão ridículo!".


É claro que o iPod acabou se tornando um dos produtos mais importantes da história da Apple e, junto com o iMac original, ajudou a empresa a ter sucesso novamente depois de quase decretar falência no final dos anos 1990.



Jobs declarou que o iPod oferecia "1.000 músicas no seu bolso" e revelou o dispositivo tirando-o de seu próprio bolso.


"Com o iPod, a Apple inventou uma categoria totalmente nova de reprodutor de música digital que permite colocar toda a sua coleção de músicas no bolso e ouvi-la onde quer que vá", disse Jobs em um comunicado à imprensa. "Com o iPod, ouvir música nunca mais será da mesma forma".

O iPod se tornou um produto de nicho para a Apple, com o iPod touch sendo o único modelo restante disponível para compra atualmente, depois que o iPod classic foi descontinuado em 2014 e o iPod nano e o iPod shuffle foram descontinuados em 2017.



Desde o começo desta semana, depois do evento "Unleashed", quando a Maçã fez várias modicações em seu site e, principalmente, no menu principal, a página do produto iPod touch é anunciada apenas no rodapé da página inicial, dada a sua importância nos dias de hoje.


O ex-vice-presidente sênior da equipe do iPod da Apple, Tony Fadell, refletiu sobre a criação do iPod em uma entrevista publicada ontem pelo site CNET.



Fontes: CNET e MacRumors

23/10/2021 - 16h22