top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iPhone abocanhou 80% do mercado mundial de smartphones em 2022

O iPhone conquistou 8 posições na lista dos 10 smartphones mais vendidos de 2022. A Apple é a responsável pelos modelos mais populares: iPhones 13, 13 Pro Max e 14 Pro Max.


iPhone 13 foi o smartphone mais vendido de 2022


Ao olhar para os números totais, o Android supera o iPhone. Mas as vendas de aparelhos com o sistema operacional do Google são divididas entre tantas empresas que nenhum dispositivo Android vende o suficiente para realmente competir com a popularidade dos modelos individuais do iPhone.


"O iPhone 13 da Apple foi o smartphone mais vendido de 2022, contribuindo com 28% das vendas do iPhone", relatou Harshit Rastogi, analista da Counterpoint Research, empresa de pesquisa de mercado. "Foi o smartphone mais vendido nos principais mercados, como China, EUA, Reino Unido, Alemanha e França".

Houve uma diferença significativa entre o primeiro e o segundo lugar. "As vendas do iPhone 13 foram duas vezes maiores que as do iPhone 13 Pro Max, o segundo smartphone mais vendido em 2022", segundo Rastogi.


Em terceiro lugar entre os aparelhos mais populares entre os compradores globais em 2022 ficou o iPhone 14 Pro Max, indicando uma mudança nos hábitos de compra. O modelo foi lançado somente em setembro, mas mesmo com apenas quatro meses no mercado em 2022, rapidamente superou outros dispositivos.


"Foi o modelo de smartphone mais vendido em setembro, outubro e novembro de 2022", observou Rastogi, o que significa que superou todos os outros modelos da linha iPhone 14.

Outros smartphones da Apple também na lista dos dez melhores da Counterpoint Research são o iPhone 13 Pro (5º), iPhone 12 (6º), iPhone 14 (7º), iPhone 14 Pro (8º) e iPhone SE de terceira geração (9º).


A Apple dominou a lista dos 10 smartphones mais vendidos de 2022. Gráfico: Counterpoint Research

Dois Androids baratos fazem parte da lista


A Apple é a primeira marca a conquistar oito posições na lista dos dez smartphones mais vendidos da Counterpoint, deixando espaço para a Samsung deslizar em alguns Androids.


No entanto, nenhuma das principais séries S22 da empresa coreana foi lançada em 2022. Em vez disso, um par de dispositivos básicos entrou na lista: o Galaxy A13 e o Galaxy A03. Eles são tão básicos que nem possuem tecnologia 5G.


Outras pesquisas já mostraram que os Androids de última geração não vendem muito bem. Pelo menos não em comparação com o iPhone. Na faixa de US$ 400 ou mais, o iPhone supera o Android em quase dois para um.



A batalha do Android contra o iPhone importa mais do que o direito de se gabar. Os desenvolvedores de aplicativos terceirizados decidem qual plataforma oferecer suporte com base em sua popularidade relativa. O mesmo vale para fabricantes de acessórios para smartphones.



Fontes: Counterpoint Research e Cult of Mac

11/3/2023 - 18h08

コメント


bottom of page