top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

'iPhone 14' pode ser o primeiro a ser lançado sem bandeja para cartão SIM em setembro de 2022

A Apple estaria se preparando para lançar o primeiro iPhone sem slot para cartão SIM, em setembro de 2022, com o "iPhone 14", considerando que os modelos atuais do iPhone 13 já possuem Dual eSIM, possibilitando ter dois SIM digitais no mesmo aparelho.

Imagem: Reprodução/iFixit

De acordo com o site MacRumors, a Apple aconselhou as principais operadoras dos Estados Unidos a se prepararem para o lançamento de smartphones somente com a tecnologia eSIM até setembro de 2022.


Como parte da transição, algumas operadoras americanas vão começar a oferecer modelos selecionados do iPhone 13 sem um cartão Nano SIM na caixa no segundo trimestre de 2022. Os modelos atuais do iPhone 13 vendidos nas Apple Stores ou no site apple.com nos EUA já não têm um cartão Nano SIM na caixa, com os usuários normalmente podendo ativar um plano de celular via eSIM ligando o iPhone, conectando a uma rede Wi-Fi e seguindo as instruções na tela.


Dado o suposto prazo de setembro de 2022, é possível que a Apple remova a bandeja do cartão SIM físico começando com alguns modelos do iPhone 14.


Um eSIM é um SIM digital que permite aos usuários ativar um plano de celular sem ter que usar um cartão Nano SIM. É importante notar que o serviço eSIM não está disponível em todos os países, portanto, iPhones com slots para cartão SIM podem permanecer disponíveis em alguns mercados. A adoção está se expandindo rapidamente, com mais de 100 operadoras já oferecendo o serviço eSIM em todo o mundo e muitas outras planejando implementar o suporte em 2022, incluindo a Three no Reino Unido e a Vodafone na Nova Zelândia. No Brasil, a Claro chama seu eSIM de "Claro e-Chip". A TIM e a Vivo também suportam o eSIM. Todas disponibilizam a tecnologia para qualquer plano.


A Apple cria tendência em praticamente todos os assuntos de tecnologia. Depois dela, todas as empresas de smartphones fazem o mesmo, seja com o notch, com a retirada do carregador, com a retirada do fone de ouvido ou com as mudanças dos cartões SIM ao longo do anos. O iPhone 4, em 2010, foi o primeiro a receber o micro SIM, em seguida do iPhone 5, em 2012, com o nano SIM, e do iPhone XS, em 2018, que ganhou o primeiro eSIM e a possibilidade de duas linhas no mesmo aparelho na história da Apple:


  • SIM: iPhone (original, de 2007), iPhones 3G (2008) e 3GS (2009)

  • Micro SIM: iPhones 4 (2010) e 4S (2011)

  • Nano SIM: iPhones 5 (2012), 5c, 5s, SE (primeira geração), 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus, X, XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro, 11 Pro Max, SE (segunda geração), 12 mini, 12, 12 Pro, 12 Pro Max, 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max

  • eSIM e Nano SIM (juntos): XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro, 11 Pro Max, SE (segunda geração), 12 mini, 12, 12 Pro, 12 Pro Max, 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max

  • Dual eSIM e Nano SIM (juntos): 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max



Os modelos do iPhone 13 já oferecem suporte a dois perfis de eSIM, permitindo que os usuários assinem dois planos de celular digitalmente e alternem entre eles. Essa funcionalidade pode abrir caminho para a remoção da bandeja do cartão SIM em países selecionados.


O ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, certa vez imaginou que o iPhone se tornaria uma "única placa de vidro", e a remoção do slot do cartão SIM seria mais um passo em direção a um design perfeito, melhorando, principalmente, a resistência à água no aparelho. Tirar a bandeja também liberaria algum espaço interno valioso no iPhone, abrindo espaço para mais bateria ou novas tecnologias.


O leaker Dylan, que tem um histórico respeitável com rumores da Apple, tweetou que está "de acordo com rumores recentes sobre a remoção da bandeja física do cartão SIM".



"Concordo com os rumores recentes sobre a remoção da bandeja física do cartão SIM. Em fevereiro, compartilhei as seguintes informações abaixo: Consegui confirmar com fontes que a Apple trabalhará para remover a bandeja do cartão SIM mais cedo ou mais tarde. Isso não vai acontecer este ano, mas internamente eles estão testando um modelo de iPhone não divulgado com apenas esim. #Apple #iPhone".


Fontes: MacRumors e Apple

28/12/2021 - 17h35

bottom of page