top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iOS 15.4 permitirá usar o Face ID com máscara para desbloquear iPhones 12 e 13, Apple Pay e apps

O beta do iOS 15.4, lançado ontem, adicionou um novo recurso projetado para permitir que o Face ID seja usado com máscara e sem um Apple Watch para autenticação. Em uma outra função inédita, você também poderá autenticar transações do Apple Pay ou outros apps, como os aplicativos de banco, por exemplo, usando máscara.


A Apple diz que o recurso pode "reconhecer características únicas ao redor dos olhos" para fins de autenticação. Se você optar por usar esse recurso durante a configuração, precisará digitalizar novamente seu rosto para o Face ID. A partir daí, o Face ID poderá desbloquear seu iPhone mesmo quando você estiver usando uma máscara.


No aplicativo Configurações, há uma nova opção "Usar Face ID com uma máscara" que poderá ser ativada ou desativada, e há um novo recurso para "Adicionar óculos" para tornar o Face ID mais preciso quando você está usando óculos e uma máscara ao mesmo tempo.


A Apple avisa que o Face ID é "mais preciso" quando configurado apenas para reconhecimento de rosto inteiro. Para que o Face ID com máscara funcione, você deve estar olhando para o seu dispositivo para desbloqueá-lo e não funciona com óculos de sol.


Imagem: Reprodução/MacRumors

Atualmente, desde o lançamento do iOS 14.5 em abril de 2021, um ‌iPhone‌ pode ser desbloqueado com uma máscara se você tiver um Apple Watch para autenticação para adicionar uma camada extra de segurança. A nova opção elimina a necessidade de um Apple Watch. O Face ID com máscara funciona reconhecendo a área ao redor do olho quando uma máscara é usada, o que é menos seguro, mas mais conveniente.


No entanto, enquanto "Desbloquear com o Apple Watch" permite que os usuários desbloqueiem seu dispositivo usando máscara, outros recursos que dependem do Face ID, como ‌Apple Pay‌ e autenticações em aplicativos, como os apps de banco, por exemplo, não funcionam. Isso mudará quando o iOS 15.4 for lançado ao público, pois os usuários também poderão fazer compras no ‌Apple Pay‌ e usar o Face ID nos aplicativos ao usar máscara.


Infelizmente, o Face ID com máscara estará limitado a alguns dos iPhones mais recentes, embora a tecnologia de reconhecimento facial esteja disponível desde 2017, com o lançamento do ‌iPhone‌ X. O Face ID com máscara será um recurso apenas para o ‌iPhone 12‌ e posterior, então você precisará de um ‌iPhone 12‌, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max ou um iPhone 13, 13 mini, 13 Pro ou 13 Pro Max.


Se você tiver um iPhone 11 ou anterior, não verá a tela de configuração do Face ID com máscara ao atualizar para o iOS 15.4, nem terá a opção de ativá-lo no aplicativo Configurações.


Não existe uma explicação do motivo de a Apple limitar o Face ID com máscara ao ‌iPhone 12‌ e mais recentes, mas podem ter algumas diferenças no hardware do Face ID ao longo dos anos que permitem que ele funcione para alguns dispositivos e não para outros em termos de segurança razoável. Também é possível que a Apple expanda o Face ID com máscara para iPhones mais antigos em versões futuras.


O iOS 15.4 entrou ontem em fase beta e está disponível para desenvolvedores. O iOS 15.4 e o iPadOS 15.4 provavelmente serão lançados ao público ainda no primeiro semestre e incluirão novos emojis, um widget para o Apple Card, Controle Universal e muito mais.



Fontes: MacRumors e Apple

28/1/2022 - 0h57

Comments


bottom of page