top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Instagram passa a suportar fotos ProRAW tiradas com o iPhone 12 Pro e 12 Pro Max

O Instagram lançou hoje suporte para as novas fotos ProRAW que podem ser capturadas com o iPhone 12 e com o iPhone 12 Pro Max.


O desenvolvedor do Instagram Tim Johnsen compartilhou a notícia no Twitter, onde também disse que as fotos do ProRAW no formato DNG não podem ser editadas no Instagram. Mais detalhes não estão disponíveis, mas parece que o Instagram está convertendo o arquivo ProRAW em JPG, que é mostrado no Instagram.



O suporte é limitado, mas aqueles que tirarem fotos em ProRAW e editá-las fora do Instagram poderão compartilhar a imagem resultante diretamente na rede social sem ter que criar um JPG separado. As imagens ProRAW são grandes em tamanho, chegando a cerca de 25MB cada. Sendo assim, o Instagram está comprimindo estas imagens.


ProRAW é um recurso do iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max que foi ativado com a atualização do iOS 14.3, liberado pela Apple nesta semana. Ele aproveita os novos recursos computacionais de fotos que a Apple adicionou ao iPhone, além de dar controle sobre o equilíbrio de branco, redução de ruído, nitidez e muito mais.


“RAW é o formato de arquivo usado pelos profissionais. O ProRAW oferece todas as informações do RAW, além do pipeline de imagens da Apple. Ele já tem todos os ajustes prontos em termos de redução de ruído e de exposição em vários quadros. Com isso, você economiza tempo na edição e pode se dedicar com mais calma a acertar as cores e o balanço de brancos”.

Como o fotógrafo Austin Mann destacou no início desta semana, o ProRAW é ideal em situações em que os algoritmos gerais da Apple podem ter dificuldades, como iluminação interna mista, luz extremamente baixa e imagens de alcance dinâmico super alto.



Fonte: MacRumors

18/12/2020 - 19h47

bottom of page