top of page

Rumor: futuros HomePods terão tecido sensível ao toque para mais controles

Em vez de o HomePod ser controlado apenas por toques na área touch superior, a Apple está trabalhando em um tecido sensível ao toque para permitir que os usuários controlem o alto-falante em qualquer lugar.

O atual HomePod e os detalhes (à direita) da patente sobre como os controles podem ser adicionados à cobertura do tecido

O atual HomePod, da Apple, é mais frequentemente controlado pela Siri, mas vem com uma tela sensível ao toque que permite controles básicos de reprodução, pausa e volume. Uma nova patente sugere que isso será adicionado (ou substituído) pelos controles de toque embutidos nas laterais da tela do iDevice.

A patente US 20200073511, que recebeu o nome de "Dispositivo eletrônico coberto por tecido com sensor de toque", detalha como poderia ser possível registrar o toque de um usuário em qualquer dispositivo que inclua tecido. Potencialmente, isso pode até ser usado para produtos como uma capa de bateria inteligente para um iPhone.


A patente tenta incluir todas as aplicações possíveis de tecidos incorporados ao toque, variando de um laptop e um dispositivo de relógio de pulso (uma pulseira de um futuro Apple Watch?) a um pingente ou um “dispositivo embebido em óculos" (seria o tão esperado Apple Glass?) e assim por diante. No entanto, as especificidades da patente se referem continuamente aos alto-falantes de áudio.


"Dispositivos eletrônicos, como dispositivos de áudio, podem incluir tecido", explica o pedido de patente da Apple. "Como exemplo, o compartimento de um alto-falante pode ser coberto com uma camada de tecido. Aberturas podem ser fornecidas no tecido para permitir que o som seja emitido de dentro do dispositivo".

No entanto, a patente é mais do que quantos furos devem existir no tecido para permitir que o som seja reproduzido. É também sobre usabilidade.


"Pode ser um desafio aprimorar a funcionalidade de um alto-falante", continua a patente. "Por exemplo, pode ser difícil integrar dispositivos de entrada e saída em um alto-falante com uma camada de tecido. Se não for tomado cuidado, o usuário pode achar difícil fornecer entrada e receber saída do alto-falante".

O objetivo parece ser que um usuário do HomePod possa tocar em qualquer lado do alto-falante para executar pelo menos o controle básico de volume. Isso pode ser mais conveniente do que ter que chegar ao topo do alto-falante, por exemplo, se o usuário posicionou o HomePod no topo de uma prateleira.


O sistema da Apple pode utilizar "fios condutores na camada de tecido" ou ter um substrato sensível ao toque embaixo do tecido. Em qualquer um dos métodos, os controles de reprodução de áudio podem ser mostrados na lateral do alto-falante, seja por áreas iluminadas por dentro ou por marcas no tecido.

Uma possível nova cobertura de alto-falante é esse "tecido de malha de urdidura"
"Componentes emissores de luz e/ou tecido com diferentes características visuais podem ser usados ​​para marcar onde as regiões sensíveis ao toque do tecido estão localizadas", diz a patente. "As regiões sensíveis ao toque podem ter o formato de símbolos de controle de mídia".

A patente é creditada a cinco inventores: Zhengyu Li, Elvis M.Kibiti, Ming Gao, Qiliang Xu e Chen Zhang.


Vem novo HomePod por aí, Apple?


O atual HomePod é um dispositivo de primeira geração que foi lançado há mais de dois anos (fevereiro de 2018). Os rumores sugerem que um "HomePod 2" fará uma aparição nesta primavera. Se você ainda não tem um alto-falante da Maçã e pretende comprar um, sugiro aguardar um pouco para poder comprar um mais atual com as devidas novidades! 🤙👊👏

bottom of page