• Rafael de Angeli

Em breve será possível pagar combustíveis diretamente no Apple CarPlay

Motoristas poderão abastecer e autorizar compras de combustíveis diretamente no Apple CarPlay, ainda este ano, com o lançamento do iOS 16.


O recurso, mencionado pela primeira vez em uma sessão de desenvolvedores na WWDC no início de junho, permitirá que os usuários do ‌CarPlay‌ usem aplicativos para navegar até uma bomba e pré-autorizar a compra de combustível. As empresas de combustível oferecerão aplicativos individuais que os usuários precisarão instalar em seus iPhones para estarem disponíveis no Apple ‌CarPlay‌. A inserção antecipada de meios de pagamento no ‌iPhone‌ permitirá ativar uma bomba e comprar combustível rapidamente diretamente da interface do ‌CarPlay‌.


A empresa de gasolina HF Sinclair, dos Estados Unidos, disse à agência de notícias Reuters que planeja adotar a nova funcionalidade do ‌CarPlay‌:


"Estamos entusiasmados com a ideia de que os consumidores possam navegar até uma estação Sinclair e comprar combustível na tela de navegação do veículo", disse Jack Barger, vice-presidente sênior de marketing da empresa.

Da mesma forma, o CEO da americana P97 Networks, Donald Frieden, disse também à Reuters que recebeu ligações de empresas de petróleo que desejam disponibilizar seus aplicativos no ‌CarPlay‌.


Apresentação das novidades do Apple CarPlay no iOS 16 durante a WWDC 2022 no início de junho.

A Apple abriu mais categorias de aplicativos para o ‌CarPlay‌ ao longo do tempo, como estacionamento, carregamento de veículos elétricos e pedidos de comida. Aplicativos de tarefas de direção para registrar quilometragem de viagem também estarão disponíveis junto aos apps de combustível ainda em 2022. Os aplicativos de compra de combustível estarão disponíveis no Apple ‌CarPlay‌ quando o iOS 16 for lançado oficialmente em setembro.


Novidades do CarPlay no iOS 16 em 2023


A próxima geração do CarPlay, que será liberada apenas em meados de 2023, suportará várias telas dentro de um veículo e oferecerá controles climáticos integrados para ajustar a temperatura do ar-condicionado ou do calor em sua própria interface.



A experiência fornecerá conteúdo em várias telas dentro de um veículo, e uma integração mais profunda com o hardware de um automóvel permitirá que os usuários controlem o rádio, ajustem os controles climáticos, entre outros recursos, diretamente no aplicativo. A Apple disse que a nova versão do CarPlay também exibirá perfeitamente no painel o velocímetro do veículo, nível de combustível, temperatura e muitas outras informações.


A Maçã acrescentou que os usuários poderão personalizar sua experiência de direção escolhendo diferentes designs de cluster de medidores, e os widgets fornecerão informações rápidas dos aplicativos Tempo e Música diretamente no painel do automóvel.



De acordo com a gigante de Cupertino, os primeiros veículos a suportarem a nova experiência CarPlay serão anunciados no final de 2023, com algumas montadoras já comprometidas, incluindo Ford, Lincoln, Mercedes-Benz, Infiniti, Honda, Acura, Jaguar, Land Rover, Audi, Nissan, Volvo e Porsche. A Apple compartilhará mais informações sobre a nova experiência CarPlay em breve.


Introduzido em 2014, CarPlay é a plataforma de software da Apple para veículos, que pode ser acessada através do sistema de infoentretenimento de um automóvel quando um iPhone está conectado com um cabo Lightning ou sem fio em veículos que possuem esta tecnologia.



Fontes: Apple, Reuters e MacRumors

3/7/2022 - 1h20