top of page

"Checkra1n" é o mais novo jailbreak para o iOS/iPadOS 13.4 e 13.4.1

O time "Checkra1n" liberou hoje mais um beta de seu jailbreak para os novos iOS/iPadOS 13.4, 13.4.1 e que funciona até mesmo na versão beta 13.4.5



A empresa da maçã liberou, no início dessa semana, um fix para um bug do FaceTime e, mesmo com o update, esse jailbreak se baseia no exploit já conhecido "checkm8 bootrom", que faz com que funcione para alguns devices específicos.


Notícia relacionada:


Para entendimento, jailbreak não é crime, é uma infração ao EULA (End User License Agreement). o famoso “acordo de licença de usuário final” que acordamos ao comprar e utilizar um iPhone. Esse processo põe em risco segredos comerciais da empresa.


Mas pirataria é crime e o ato de fazer um jailbreak, abre a possibilidade de instalação de aplicativos de terceiros, na sua maioria pagos e, assim, configurar-se ato contra propriedade intelectual. Isso sem entrarmos no mérito da segurança das informações que são armazenadas no aparelho.


Existe, inclusive, um projeto de lei em trâmite que pretende tipificar o jailbreak como crime, no Brasil, onde se pode ver aqui.


O "PL 35/2012" pune, com prisão, toda e qualquer prática que, por meio do uso de computadores, viole a privacidade, resulte em exposição não autorizada ou cause dano material, financeiro ou moral a terceiros.


O relator do projeto entende que o jailbreak viola o direito adquirido de terceiros, do fabricante, ao desenvolvedor que vive da venda de aplicativos.


Devemos separar, nesse tipo de discussão, direito e moral. Direito é uma garantia fundamental, pois, por mais injusta que a lei possa parecer, deve ser respeitada.


Modelos, desenhos industriais e patentes são regidos pela Convenção de Paris e o seu uso indevido pode ser tipificado como crime pelo art. 184 do "Código Penal", apesar da existência do projeto de lei, que tem por objetivo criminalizar o jailbreak.


Essa é uma discussão em que vários fatores devem ser levados em conta mas, para finalizar, em tempos de aplicativos a preços bem acessíveis e de aplicações que cobram mensalidades, não faz muito sentido correr o risco de efetuar um jailbreak. Nós, do time News on Apple, não recomendamos a modificação de qualquer device pelo motivo que seja.

bottom of page