top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Câmera do iPhone 14 Pro vibra incontrolavelmente em apps como TikTok e Instagram de alguns usuários

Após o lançamento do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, alguns usuários iniciais dos dispositivos notaram que a lente principal da câmera traseira vibra incontrolavelmente, fazendo barulho inclusive, em aplicativos de terceiros com funcionalidade de câmera, como Snapchat, TikTok e Instagram, resultando em vídeo tremido. O problema não parece afetar o aplicativo Câmera integrado do iPhone.


O problema foi relatado por usuários no Twitter, Reddit, TikTok e nos fóruns do site MacRumors desde que os modelos do iPhone 14 Pro foram lançados na sexta-feira (16). Ainda não sabemos o quão generalizado é o problema ou qual é a causa dele. A lente principal nos modelos do iPhone 14 Pro possui estabilização de imagem óptica de deslocamento de sensor de "segunda geração", e é possível que este estabilizador esteja agindo devido a um bug de software do iOS. Nada concreto, apenas especulação.



O YouTuber Luke Miani disse que experimentou o problema em uma das unidades do iPhone 14 Pro Max que estava testando. Miani compartilhou um vídeo (abaixo) do problema que mostra a lente principal do dispositivo vibrando incontrolavelmente, e ele disse que o incidente fez com que a lente não conseguisse focar adequadamente no uso subsequente, mesmo no aplicativo Câmera. Miani contou que levou o iPhone a uma Apple Store e conseguiu trocar o aparelho por um novo.



Se o problema for devido a um bug de software, a Apple poderá implementar uma correção na versão do iOS 16.1.


Até que o assunto seja resolvido, os proprietários do iPhone 14 Pro e do iPhone 14 Pro Max devem evitar abrir a câmera em aplicativos como Snapchat, TikTok e Instagram se estiverem preocupados com possíveis danos ao sistema de câmeras traseiras. Compartilharemos qualquer informação adicional sobre esse problema, incluindo qualquer resposta da Apple, assim que estiverem disponíveis.


Seria o início de um #cameragate do iPhone 14 Pro?



Atualização em 19 de setembro de 2022 às 17h30:


Correção será lançada pela Apple na próxima semana


A Apple está ciente do bug que está fazendo com que as câmeras do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max tremam e vibrem, e uma correção deve chegar na próxima semana, de acordo com o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg.



"A Apple identificou uma correção para o problema de vibração da câmera do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max e uma atualização de software será lançada na próxima semana. O problema estava afetando aplicativos de terceiros, como Snap e TikTok, que usam a câmera".

O problema parece ser generalizado, dado o número de reclamações que vimos até agora. A Apple sendo capaz de resolvê-lo em uma atualização de software confirma que é realmente um problema de software e não é algo relacionado ao hardware.



O aplicativo Câmera do iOS não é afetado pelo bug de vibração e é um problema limitado a aplicativos de terceiros. No momento, não há solução alternativa e os usuários do ‌iPhone 14 Pro‌ e 14 Pro Max devem evitar usar a câmera em aplicativos como Instagram e TikTok até que a Apple consiga resolver o problema na próxima semana.



Fontes: YouTuber, Twitter, Reddit, TikTok, MacRumors e Bloomberg

19/9/2022 - 3h00

bottom of page