• Rafael de Angeli

Atividades ao Vivo chegarão à tela bloqueada e à Dynamic Island no iOS 16.1

A Apple confirmou que o recurso Live Activities (Atividades Ao Vivo) na tela de bloqueio e na Dynamic Island estará disponível quando o iOS 16.1 for lançado. A empresa compartilhou informações com os desenvolvedores e disse que a API ActivityKit está disponível para que possam começar a incorporar o recurso em seus apps.


As Atividades ao Vivo são notificações interativas que se mantêm atualizadas, permitindo que você fique de olho nas coisas que acontecem em tempo real diretamente da tela de bloqueio. Se você estiver acompanhando um jogo esportivo, por exemplo, poderá ver a pontuação atualizada na tela bloqueada, ou se estiver esperando um Uber, poderá observar a aproximação do seu motorista.


Você poderá acompanhar as Atividades ao Vivo na tela bloqueada em qualquer iPhone com o futuro iOS 16.1. Usuários do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max também verão as Live Activities na Dynamic Island.



A Apple diz que quando a Release Candidate (versão final beta) do iOS 16.1 estiver disponível para os desenvolvedores, os aplicativos com Atividades ao Vivo poderão ser enviados para a App Store. Por enquanto, os desenvolvedores podem testar a função usando o app TestFlight.


Dynamic Island com suporte de Acessibilidade e Alcançabilidade


A primeira versão beta do iOS 16.1 lançada para desenvolvedores e testadores públicos no início desta semana permite o suporte de acessibilidade para a Dynamic Island no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, facilitando o acesso à nova área em forma de pílula com uma mão.


A conta do Twitter Tech-Up compartilhou uma imagem sobre como a Dynamic Island funciona com a Acessibilidade no iOS 16.1 beta, conforme detectado também pelo site 9to5Mac.



A Alcançabilidade é um recurso opcional que abaixa a metade superior da tela para que fique ao alcance de seus dedos. Ela pode ser ativada em Ajustes > Acessibilidade > Toque > Alcançabilidade. Para usar o recurso, basta deslizar para baixo na borda inferior da tela. Para retornar a uma visualização normal, toque na metade superior da tela.



Nas versões anteriores do iOS 16, a Dynamic Island não funciona com Alcançabilidade e permanece na parte superior da tela enquanto outros conteúdos são abaixados.



A Dynamic Island pode exibir alertas do sistema para chamadas telefônicas recebidas, AirPods conectados, Face ID, Apple Pay, AirDrop, AirPlay, chaves do carro no aplicativo Carteira, desbloqueio do iPhone com um Apple Watch, indicadores de carga e bateria fraca, modo de toque/silencioso, Interações NFC, alterações no modo de foco, atalhos, modo avião, Buscar e muito mais. Ela também funcionará com as Atividades ao Vivo em aplicativos de terceiros quando o iOS 16.1 for lançado ainda este ano.



Fontes: Apple, 9to5Mac e MacRumors

18/9/2022 - 0h30