top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Aprendendo com o passado? Apple toma medidas extremas para evitar vazamentos do Apple Vision Pro

A empresa adota estratégias rigorosas para evitar que o kit de desenvolvimento do Apple Vision Pro acabe em mãos erradas, lembrando o caso do iPhone 4 esquecido em um bar.

Duas pessoas na frente de um Mac com um Apple Vision Pro em cima da mesa

Em 2010, a Apple, conhecida por suas inovações tecnológicas, viveu um episódio embaraçoso quando um protótipo do iPhone 4 foi esquecido em um bar e parou nas mãos do site especializado Gizmodo, que revelou ao mundo os detalhes do aparelho que, até então, não havia sido lançado. Hoje, a empresa de Cupertino está prestes a lançar seu primeiro headset, o Apple Vision Pro, e está tomando medidas extremas para evitar que a história se repita.


Na última segunda-feira, a empresa abriu as inscrições para o kit de desenvolvimento do Apple Vision Pro, o que indica que o headset em breve estará disponível para pessoas fora da companhia. Contudo, a empresa da Maçã está adotando estratégias rigorosas para garantir que nenhum detalhe sobre o kit de desenvolvimento do seu "Computador Espacial" vaze para o público... e, principalmente, para garantir que nenhum deles seja esquecido em algum bar por aí.


O kit de desenvolvimento do Apple Vision Pro foi especialmente projetado para permitir que os desenvolvedores criem e aperfeiçoem aplicativos para o visionOS, sistema operacional do dispositivo, antes que o headset chegue ao mercado, com previsão para o início de 2024. A gigante de Cupertino já tem tradição de oferecer kits de desenvolvimento de produtos não lançados anteriormente, como o Apple Watch, Apple TV e o primeiro Mac com Apple Silicon.


Os desenvolvedores selecionados para receber o kit de desenvolvimento do Apple Vision Pro terão que preencher um formulário detalhando suas informações de tamanho. Segundo Mark Gurman, que compartilhou a notícia no X (Ex-Twitter), eles utilizarão um aplicativo chamado "Measure and Fit" que usará a câmera do iPhone para determinar o tamanho ideal da faixa de cabeça e dos selos de luz.




Se necessário, os desenvolvedores também deverão fornecer informações sobre sua visão e se usam ou não óculos. As lentes de prescrição, segundo Gurman, serão enviadas diretamente da empresa Zeiss para os desenvolvedores.


No entanto, após receberem o Apple Vision Pro, os desenvolvedores não poderão compartilhar nenhum detalhe sobre o produto. A Maçã impôs um rigoroso acordo que descreve todas as medidas que devem ser seguidas para evitar que os kits de desenvolvimento (DK) do Apple Vision Pro caiam nas mãos erradas.


A empresa de Cupertino deixa claro:


"Você concorda que todo o acesso, uso e armazenamento do DK será em um espaço de trabalho privado e seguro acessível apenas por você e seus desenvolvedores autorizados (por exemplo, totalmente fechado com portas sólidas, pisos, paredes e teto, e fechaduras que podem ser acionadas quando o DK está em uso). Você deve garantir que pessoas não autorizadas (incluindo qualquer família, amigos, colegas de quarto ou funcionários domésticos) não acessem, vejam, manuseiem ou usem o DK”.

Além disso, a Apple não está deixando nada ao acaso e utilizará os populares AirTags para rastrear os kits de desenvolvimento do Apple Vision Pro que possam ser extraviados ou roubados. Segundo o site MacRumors, a Maçã menciona um fluxo de trabalho para desemparelhar um AirTag ao devolver um kit, sugerindo que a empresa está usando seus rastreadores de itens para monitorar a localização dos headsets.


Com todas essas precauções, a empresa espera evitar que o Apple Vision Pro tenha o mesmo destino do infame iPhone 4 e fará tudo em seu poder para manter seu novo produto em segredo até o lançamento oficial. Ainda não está claro quando os primeiros kits de desenvolvimento do Apple Vision Pro serão entregues aos desenvolvedores ou quantas pessoas já foram aprovadas para o programa.


iPhone 4
Imagem: Reprodução/Gizmodo

Com essa história, a Apple demonstra que aprendeu com seus erros e está tomando todas as medidas possíveis para evitar que um incidente semelhante ocorra novamente. Portanto, os entusiastas da tecnologia e da Maçã podem ficar tranquilos, pois a empresa está se empenhando ao máximo para garantir que o Apple Vision Pro seja um sucesso, sem vazamentos.



Fontes: 9to5Mac, MacRumors, Gizmodo e X (Twitter)

31/7/2023 - 3h21

Comments


bottom of page