top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Apple Watch Series 10: avanços e edição comemorativa na tecnologia da Apple

O aguardado Apple Watch Series 10 promete marcar o décimo aniversário com design renovado e recursos de saúde inéditos para 2024.

Conceito do Apple Watch Series 10


A próxima edição do Apple Watch, prevista para o ano de 2024, pode estar fadada a ser um divisor de águas no segmento de dispositivos vestíveis da Maçã, com especial enfoque na esfera da saúde e bem-estar. Conforme revelações recentes de Mark Gurman, jornalista e especialista em vazamentos relacionados à Apple, esta nova série do smartwatch da gigante tecnológica não somente exibirá uma estética renovada, mas também integrará funcionalidades avançadas para o acompanhamento da saúde.


Dentre os avanços mais esperados – e, convém salientar, aguardados há bastante tempo – destaca-se a capacidade do Apple Watch de efetuar a medição da pressão arterial e identificar a apneia do sono. Embora essas funcionalidades possam parecer simples, algumas já presentes em relógios inteligentes de outras marcas, elas se diferenciam pela transparência, honestidade e confiabilidade da tecnologia empregada.


Recurso Double Tap no Apple Watch

Isso significa que, para o mercado em geral, que valoriza tecnologias amplamente testadas, compatíveis com valores que reflitam parâmetros fisiológicos reais e, fundamentalmente, aprovadas por agências regulatórias reconhecidas internacionalmente (como o FDA ou a Anvisa), tais avanços representam um progresso notável na tecnologia de dispositivos de uso pessoal. Essas inovações proporcionam aos consumidores um meio mais prático e acessível para a vigilância de condições médicas que afetam um vasto contingente populacional.


De acordo com os relatos de Gurman, a medição da pressão arterial seria efetuada diretamente no pulso, um "feito impressionante de engenharia", possibilitando aos portadores do relógio discernir tendências na pressão arterial e buscar aconselhamento médico quando necessário. Embora o aparelho não forneça, em um primeiro momento, medidas específicas de pressão sistólica e diastólica, antecipa-se que versões subsequentes possam oferecer leituras precisas.


Apple Watches

Por outro lado, a identificação da apneia do sono ocorreria através de análises do sono e padrões respiratórios, permitindo aos usuários a detecção desta condição sem a necessidade de estudos em centros especializados de sono. Isso é particularmente relevante, visto que quadros mais sutis de apneia do sono frequentemente não são detectados, e o alerta precoce pode conduzir a um diagnóstico e tratamento mais efetivos.


Vale destacar ainda que, em análises anteriores, Gurman mencionou que a Apple está desenvolvendo uma atualização substancial para comemorar o décimo aniversário do Apple Watch. O relógio foi anunciado originalmente em setembro de 2014, embora seu lançamento tenha ocorrido apenas em abril de 2015, o que gera certa incerteza sobre se o "décimo aniversário" se refere a 2024 ou 2025.


Conceito do Apple Watch Series 10

Refletindo sobre o lançamento do iPhone X, surge a questão: será que esse padrão se repetirá com o "Apple Watch X"? Observando as alterações nos lançamentos da Apple, percebemos mudanças na estratégia da empresa e a questão seria muito especulativa. Para 2024, está previsto o lançamento do "Apple Watch Series 10". Com as indicações de Gurman sobre uma atualização de design para o próximo ano, aumenta a possibilidade de que este modelo seja a tão esperada edição comemorativa de aniversário.


Com estas melhorias, o Apple Watch de 2024 está predestinado a transcender sua função como mero acessório ou aparelho de fitness; ele se transforma em um instrumento vital para o gerenciamento da saúde individual, refletindo o empenho contínuo da gigante de Cupertino em incrementar tecnologia de ponta e cuidados de saúde no dia a dia dos consumidores.


Mulher usando um Apple Watch

Adicionalmente, é imperativo mencionar que há uma expectativa latente por mudanças nas funcionalidades e, principalmente, no design do Apple Watch de 2024. Esta antecipação por uma estética inovadora é uma demanda amplamente aguardada pelos adeptos da marca, sinalizando um momento crucial para a Apple em atender às aspirações de seus consumidores e manter-se como pioneira do mercado de tecnologia vestível.



Fontes: MacRumors e Bloomberg

19/12/23 - 2h10

bottom of page