top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple mantém liderança do mercado global de 5G, apesar dos ganhos da Vivo e da Samsung

A Apple vendeu cerca de 40,4 milhões de dispositivos iPhone 12 durante o primeiro trimestre de 2021, de acordo com novos dados compartilhados pela Strategy Analytics.


O número sugere que a Apple manteve seu controle no mercado global de smartphones 5G, apesar de indicar uma queda de 23% em comparação com o quarto trimestre de 2020, quando a empresa vendeu 52,2 milhões de unidades.


A gigante de Cupertino desfrutou de vendas crescentes no mercado 5G nos três meses após o lançamento dos primeiros modelos de iPhone equipados com 5G, mas desde então seus rivais melhoraram seus jogos, em um mercado de smartphones premium cada vez mais competitivo, lançando novos modelos 5G.


A fornecedora chinês Oppo ficou em segundo lugar no mesmo trimestre, vendendo 21,5 milhões de unidades, com uma participação de mercado de 15,8%, um aumento de 55% em relação ao quarto trimestre do ano passado. A companheira Sino-mobile, a Vivo, conseguiu comercializar 19,4 milhões de unidades, um ganho de 62% em relação ao último trimestre.


A Samsung ficou em quarto lugar, com 17 milhões de aparelhos 5G vendidos, ganhando apenas 12,5% do mercado, mas um crescimento considerável de 79% no quarto trimestre de 2020. A Xiaomi vendeu 16,6 milhões de unidades durante o trimestre, ocupando 12,2% do mercado, um aumento de 41% comparado ao quarto trimestre do ano passado.



"A Samsung está tendo um bom desempenho com os novos modelos 5G, como Galaxy S21 5G, S21 ultra 5G e S21+ 5G, na Coreia do Sul, América do Norte e partes da Europa", disse Ville-Petteri Ukonaho, diretor associado da Strategy Analytics. "Enquanto isso, a Apple caiu 23% no QoQ [Quarter over Quarter - trimestre a trimestre], após uma ruptura no quarto trimestre de 2020, onde o novo iPhone 5G foi muito popular, como um presente durante a temporada de férias". "Prevemos que as remessas globais de smartphones 5G atinjam um recorde de 624 milhões de unidades para o ano inteiro de 2021, subindo dos 269 milhões em todo o ano de 2020".

Todos os modelos da linha ‌iPhone 12‌ são compatíveis com 5G, mas nem todas as redes 5G são iguais. Existe o "5G super rápido", chamado mmWave (onda milimétrica) e o 5G mais lento, porém mais difundido, sub-6GHz.


A Apple atualmente comercializa o modelo com 5G mmWave apenas nos Estados Unidos, que aloca apenas 30 a 35% das vendas globais do ‌‌iPhone 12‌‌. O suporte para as redes 5G sub-6Ghz parece ter sido suficiente para alimentar a demanda por modelos de ‌iPhone 12‌ de forma mais global.


A Maçã está planejando aumentar a disponibilidade de modelos ‌de iPhones‌ com capacidade para a tecnologia 5G mmWave para mais países ao redor do mundo com o lançamento do iPhone 13 ainda este ano, oferecendo, a ainda mais clientes, acesso à tecnologia mais rápida e mais recente, onde a infraestrutura está cada vez mais disponível, de acordo com o analista Ming-Chi Kuo.


Fontes: Strategy Analytics e MacRumors

18/06/2021 - 0h17

bottom of page