• Rafael de Angeli

Apple expandirá suporte para logins sem senha, rápidos, fáceis e seguros em sites e aplicativos

Apple, Google e Microsoft anunciaram hoje planos para expandir o suporte para um padrão de login sem senha criado pela FIDO Alliance e pela World Wide Web Consortium (W3C), prometendo um processo mais rápido, fácil e seguro.


Os recursos baseados em padrões expandidos darão aos sites e aplicativos a capacidade de oferecer uma opção de login sem senha de ponta a ponta, de acordo com o anúncio. Em vez de digitar uma senha, os usuários farão login com a mesma ação que realizam várias vezes ao dia para desbloquear seus dispositivos, como o Face ID no iPhone, por exemplo.


A nova abordagem é descrita como "radicalmente mais segura" em comparação com senhas e tecnologias multifatoriais herdadas, como senhas de uso único enviadas por SMS.


Apple, Google e Microsoft já oferecem suporte aos padrões da FIDO Alliance em suas plataformas, mas o modo expandido do recurso dará, aos usuários, duas novas formas para logins sem senha mais fáceis e seguros, conforme descrito no anúncio:


  1. Permita que os usuários acessem automaticamente suas credenciais de login FIDO (chamadas por alguns de "chave de acesso") em muitos de seus dispositivos, mesmo nos novos, sem precisar registrar novamente todas as contas;

  2. Permita que os usuários usem a autenticação FIDO em seus dispositivos móveis para fazer login em um aplicativo ou site em um dispositivo próximo, independentemente da plataforma do sistema operacional ou do navegador em execução.


Os assuntos sobre privacidade e segurança estão sempre presentes nas keynotes da Apple.

Espera-se que esses novos recursos estejam disponíveis nas plataformas da Apple, Google e Microsoft em 2023, de acordo com o anúncio.


"Trabalhar com a indústria para estabelecer novos métodos de login mais seguros que ofereçam melhor proteção e eliminem as vulnerabilidades de senhas é fundamental para nosso compromisso de criar produtos que ofereçam segurança máxima e uma experiência de usuário transparente - tudo com o objetivo de manter as informações pessoais dos usuários seguras", disse Kurt Knight, diretor sênior de marketing de produtos de plataforma da Apple, em um comunicado à imprensa.


Fontes: Apple e MacRumors

5/5/2022 - 19h16