top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple encerrará contas de desenvolvedor da Epic Games em 28 de agosto

A Maçã está planejando encerrar todo o acesso da Epic Games à sua App Store e ferramentas de desenvolvimento de aplicativos, informou a Epic Games.

Imagem: Reprodução/MacRumors

A Apple disse à Epic que até 28 de agosto tudo será encerrado, incluindo o acesso às ferramentas de desenvolvimento necessárias para criar software para o Unreal Engine, que a Epic oferece a desenvolvedores terceirizados para seus jogos. Em resposta, a Epic entrou com uma ordem judicial pedindo a um tribunal do norte da Califórnia que impeça a Apple de remover seu acesso à ‌App Store‌. [PDF]:


Até 28 de agosto a Apple irá cortar o acesso da Epic a todas as ferramentas de desenvolvimento necessárias para criar software para as plataformas da Apple - incluindo as ofertas do Unreal Engine Epic para desenvolvedores terceirizados, que a Apple nunca alegou violar qualquer política [da Apple].

Cortar o acesso da Epic às ferramentas de desenvolvedor do Mac e iOS/iPadOS pode ter um impacto significativo em todos os aplicativos e jogos que usam o Unreal Engine da Epic. A Maçã, em sua carta para a Epic Games informando sobre o encerramento de contas, diz que a desenvolvedora pode evitar que seu acesso seja revogado seguindo as diretrizes da ‌App Store‌.


Carta da Apple à Epic:

“Após uma análise mais aprofundada da atividade associada ao Apple Developer Program, identificamos várias violações do Contrato de Licença do Apple Developer Program. Portanto, sua conta do Apple Developer Program será encerrada se as violações estabelecidas abaixo não forem corrigidas em 14 dias. [...]

Se sua associação for encerrada, você não poderá mais enviar aplicativos para a ‌App Store‌ e seus aplicativos ainda disponíveis para distribuição serão removidos. Você também perderá acesso aos seguintes programas, tecnologias e recursos:

- Todos os softwares, SDKs, APIs e ferramentas de desenvolvedor da Apple
- Versões de pré-lançamento de iOS, iPadOS, macOS, tvOS, watchOS
- Versões de pré-lançamento de ferramentas beta, como Reality Composer, Create ML, Apple Configurator etc
- Serviço de notarização para aplicativos macOS
- Plataforma e suporte ‌App Store‌ Connect (por exemplo, assistência com transição de conta, redefinição de senha, problemas de nome de aplicativo)
- TestFlight
- Acesso ao portal de provisionamento para geração de certificados e geração de perfis de provisionamento
- Capacidade de ativar os serviços da Apple no aplicativo (ou seja, Apple Pay, CloudKit, PassKit, Music Kit, HomeKit, Notificações Push, Atalhos da Siri, Login com Apple, extensões de kernel, FairPlay Streaming)
- Acesso a chaves emitidas pela Apple para conexão com serviços como MusicKit, DeviceCheck, APNs, CloudKit, Wallet
- Acesso a certificados de assinatura de ID de desenvolvedor e certificados de assinatura de extensão de kernel
- Suporte Técnico ao Desenvolvedor
- Participação no programa de início rápido de aplicativo universal, incluindo o direito de usar o Developer Transition Kit (que deve ser devolvido à Apple)
- Esforços de engenharia para melhorar o desempenho do hardware e software do Unreal Engine no hardware Mac e iOS; otimizar Unreal Engine no Mac para fluxos de trabalho criativos, cenários virtuais e seus sistemas de CI/Build; e adoção e suporte de recursos ARKit e recursos futuros de VR no Unreal Engine por sua equipe de XR

Esperamos que você consiga sanar suas violações do Contrato de Licença do Programa Apple e continuar a participar do programa”.

A Epic está pedindo ao tribunal que impeça a Apple de tomar "qualquer ação adversa" contra ela, incluindo restringir, suspender ou encerrar seu acesso ao programa Apple Developer. A Epic também pede que o tribunal impeça a gigante de Cupertino de remover, retirar da lista, recusar-se a listar ou tornar o aplicativo Fortnite indisponível ou modificar o código do jogo.


A disputa entre a Apple e a Epic começou na semana passada, quando a desenvolvedora tomou uma decisão calculada de desafiar as regras da ‌App Store‌ e introduzir uma opção de pagamento próprio para moeda no jogo Fortnite, contornando o sistema de compras dentro do aplicativo da Maçã.


A empresa respondeu rapidamente removendo o aplicativo Fortnite da ‌App Store‌, levando a Epic Games a abrir um processo pré-planejado contra a Apple, acusando a empresa de ser um "gigante que busca controlar mercados, bloquear a competição e sufocar a inovação" e "impondo restrições anticompetitivas" e "uso de práticas monopolísticas nos mercados" contra os desenvolvedores da ‌‌App Store‌‌.


A Apple removeu o Fortnite da App Store e informou a Epic que na sexta-feira, 28 de agosto, a Apple encerrará todas as nossas contas de desenvolvedor e cortará a Epic das ferramentas de desenvolvimento iOS e Mac. Estamos pedindo ao tribunal que pare com essa retaliação. Detalhes aqui

A Epic também lançou um vídeo anti-Apple baseado no famoso anúncio da Apple de 1984, que incentiva as pessoas a "se juntarem à luta para impedir que 2020 se torne 1984".


Neste momento, Fortnite permanece indisponível na ‌App Store‌ e, impedindo a intervenção do tribunal ou uma decisão de cumprir as regras, todas as contas de desenvolvedor da Epic serão encerradas no final deste mês.


Vai mexer com a Apple, Epic, vai!

E segue o jogo…


Leia também:



Fonte: MacRumors

17/08/2020 - 23h09

bottom of page