top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

O que a proibição da App Store significa para os jogadores do Fortnite e temporadas futuras?

Epic Games processa a Apple, publica vídeo com sátira e explica sobre o futuro do jogo para usuários de iPhone e iPad.


A Apple removeu, nesta semana, o popular game Fortnite da App Store após uma atualização que adicionou um recurso de pagamentos próprio para contornar o sistema de compras dentro do aplicativo. Enquanto a Epic Games está, agora, entrando com uma ação legal contra a Maçã, a empresa de jogos compartilhou um artigo detalhando como a decisão da Apple afetará os jogadores do Fortnite.


A Epic Games afirma que a taxa de 30% que a Apple cobra para cada transação por meio do sistema da App Store força os desenvolvedores a aumentarem os preços para compras no aplicativo. No entanto, a gigante de Cupertino não permite que aplicativos ofereçam conteúdo pago por outros métodos.


Como o Fortnite foi atualizado com uma opção de compras de itens de jogo usando o próprio sistema da Epic Games, a Apple removeu rapidamente o game da App Store e pediu à empresa para atualizar o jogo seguindo as diretrizes da App Store.


Uma vez que o game foi banido da App Store, a Epic não pode oferecer nenhuma atualização para a versão iOS/iPadOS do Fortnite. Isso significa que os usuários do iOS/iPadOS não terão o Fortnite Capítulo 2 - Temporada 4 quando ela estiver disponível. A versão atual do jogo continuará funcionando para aqueles que já baixaram no iPhone ou no iPad.


Se você já baixou Fortnite através da App Store, você não deve ter problemas para continuar jogando o Capítulo 2, atualização 13.40 da Temporada 3, quer esteja executando apenas em dispositivos móveis ou também a versão mais recente do game em outros dispositivos. Assim que o Capítulo 2 - Temporada 4 começar, os jogadores que acessarem o Fortnite ainda poderão jogar a versão 13.40 do jogo, mas não poderão acessar nenhum conteúdo novo ou o novo Passe de Batalha.


Para usuários que gastaram dinheiro na versão iOS/iPadOS do Fortnite, a Epic Games afirma que eles não podem reembolsar os jogadores sozinhos, então estão pedindo aos usuários que entrem em contato com o suporte da Apple para obterem mais detalhes. Como o aplicativo não está mais disponível na App Store, novos usuários não podem mais baixá-lo no iOS/iPadOS, e mesmo as pessoas que baixaram o jogo antes não poderão restaurar as compras no aplicativo.


Epic Games vs Apple


A Epic Games entrou com uma ação contra a Apple, conforme postado no Twitter oficial da desenvolvedora:



"A Apple impõe obstáculos despropositados e ilegais para monopolizar o mercado e impedir que desenvolvedores cheguem aos mais de 1 bilhão de usuários de dispositivos móveis (como o iPhone ou o iPad), a não ser que eles passem por uma loja única controlada pela Apple, a App Store — onde a empresa cobra uma taxa opressiva de 30% sobre as vendas de cada app. Para desenvolvedores que queiram vender conteúdo dentro dos seus aplicativos, a Apple exige o uso exclusivo de um sistema de pagamento processado pela própria empresa, as Compras Dentro do Aplicativo, que também cobram uma taxa de 30%". "A Epic não busca compensação financeira desta corte pelos prejuízos que sofreu, nem pede tratamento preferencial para si mesma, uma empresa única. Em vez disso, a Epic pede uma medida cautelar que permita a competição justa nesses dois mercados [a App Store e o sistema de Compras Dentro do Aplicativo] que afetam diretamente centenas de milhões de consumidores e dezenas de milhares, senão mais, de desenvolvedores".

Epic Games planejou o passo a passo da luta contra a Apple e o Google com muita frieza


No mesmo dia do banimento da App Store, do Google Play e do processo contra a Apple e contra o Google, por violar as regras das duas lojas, a Epic divulgou o curta “Nineteen Eighty-Fortnite”, com uma sátira bem forte sobre as “práticas anticompetitivas” da Maçã.



A Epic Games desafiou o monopólio da App Store. Em retaliação, a Apple bloqueou Fortnite de um bilhão de dispositivos. Visite fn.gg/freefortnite e junte-se à luta para impedir que 2020 seja igual a “1984”.

Estando nós de acordo ou não, tudo foi muito bem planejado e preparado… Aguardemos as cenas dos próximos capítulos que, com certeza, virão.


Leia também:



Fonte: 9TO5Mac

16/08/2020 - 13h19

bottom of page