top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple encerra parceria e contrato com ex-chefe de design Jony Ive

Desde que Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, deixou a Maçã em 2019, continuou a trabalhar para ela como consultor, por meio da LoveFrom, sua empresa de design. A parceria entre a Apple e Ive chegou ao fim, de acordo com o The New York Times.


Apple e Ive concordaram em parar de trabalhar juntos, encerrando um relacionamento de mais de 30 anos. Ele foi responsável por alguns dos maiores produtos da Apple, projetando o iPhone, Apple Watch, Macs, lojas de varejo da gigante de Cupertino e muito mais.


Ive anunciou sua saída da Apple em junho de 2019, com o objetivo de criar sua própria empresa de design. Na época, ele disse que a Apple seria um de seus principais clientes, com Ive continuando a fazer trabalhos de design. Desde então, o ex-chefe de design da Maçã trabalhou no iMac de 24 polegadas e em outros produtos, além de fornecer orientação sobre o design do futuro e rumorado "Apple Car".


Quando Ive deixou a Apple, assinou um contrato de vários anos com ela, avaliado em mais de US$ 100 milhões. Sob os termos, a Maçã era a principal cliente da LoveFrom, mas o acordo impedia Ive de trabalhar em projetos que a Apple considerava competitivos.


Ive e Apple estavam prontos para renovar o contrato, mas decidiram não prorrogá-lo. Os executivos da gigante de Cupertino questionaram quanto a Apple estava pagando a Ive e também ficaram frustrados com o fato de seus designers estarem saindo para a LoveFrom. Enquanto isso, Ive queria a liberdade de escolher seus próprios clientes sem liberar seu trabalho com a Apple.


Rumores indicam que Ive deixou a Apple pois ficou desanimado após o lançamento do Apple Watch, em 2015, sentindo-se descontente porque a empresa estava se tornando menos focada em design e mais focada em operações. Ele disse ter sentido que o CEO Tim Cook tinha pouco interesse no processo de desenvolvimento de produtos, e supostamente estava frustrado porque o conselho da Maçã era preenchido por diretores com experiência em finanças e operações em vez de tecnologia.



Desde a saída de Ive, Jeff Williams supervisiona as equipes de design da Apple e continuará a fazê-lo. O design industrial continua a ser liderado por Evans Hankey, e o design de software por Alan Dye. O chefe de marketing da Apple, Greg Joswiak, também tem um papel central nas escolhas de design de produtos.



Fonte: The New York Times

18/7/2022 - 1h02

bottom of page