top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple encerra conta de desenvolvedor da Epic Games e destaca o jogo PUBG Mobile na App Store

Destacado como “a nova era do PUBG Mobile”, o game é o novo queridinho da Maçã. Só não sabemos se terá a mesma força do Fortnite.


A Maçã informou, em meados de agosto, que encerraria a conta de desenvolvedor da Epic Games se o aplicativo Fortnite continuasse a quebrar as regras da App Store, e hoje, a Maçã seguiu em frente e removeu o acesso da Epic à conta da Epic Games.


Fortnite não está disponível há algumas semanas, mas outros títulos da empresa, como Battle Breakers e Infinity Blade Stickers, ainda estavam na ‌App Store‌. Agora que a conta do desenvolvedor da Epic Games foi encerrada, esses aplicativos se foram.


Pesquisar por "Epic Games" na ‌App Store‌ não traz nenhum aplicativo e, na internet, a conta de desenvolvedor da Epic Games está em branco. Embora sua conta não esteja mais disponível, Fortnite continua a funcionar.


Aqueles que baixaram Fortnite em um iPhone ou iPad podem continuar a jogar, mas nenhum dos novos conteúdos da 4ª temporada, com o tema da Marvel, está disponível porque o app do game não pode ser atualizado.


A Fortnite violou as regras da ‌App Store‌ desde 13 de agosto, quando introduziu uma opção de pagamento direto que contornou o sistema de compras dentro do aplicativo, permitindo compras diretamente da Epic Games. Pouco depois de a Epic desrespeitar as políticas da gigante de Cupertino‌, a Apple retirou o aplicativo da ‌App Store‌, levando a um processo e uma briga legal crescente entre as duas empresas.


Desde que a Epic iniciou a disputa com a Maçã, ela se recusou a desistir da opção de compra própria adicionada ao Fortnite, e a Apple se recusou a permitir o aplicativo na ‌App Store‌ enquanto a opção de pagamento direto permanecer. A empresa disse à Epic que estava pronta para "dar as boas-vindas ao Fortnite de volta ao iOS" se a desenvolvedora de jogos removesse a opção de pagamento direto e retornasse ao “status quo” enquanto a batalha legal se desenrolava no tribunal, mas a Epic se recusou.


Na noite passada, a Epic enviou e-mails aos jogadores do Fortnite culpando a Apple pela indisponibilidade da nova temporada e clamando que a empresa está "bloqueando o Fortnite para evitar que a Epic Games repasse as economias dos pagamentos diretos aos jogadores". A Apple, por sua vez, passou a apresentar o PUBG Mobile, concorrente do Fortnite, da Tencent Mobile International Limited, destacado em sua ‌App Store‌ como “a nova era do PUBG Mobile”.



A Apple originalmente queria encerrar as contas de desenvolvedor da Epic Games e da Epic International, uma conta separada vinculada ao Unreal Engine da Epic usada por desenvolvedores de aplicativos de terceiros, mas uma juíza emitiu uma ordem de restrição temporária impedindo a Maçã de fazer isso. A juíza se recusou a impedir a Apple de encerrar a conta da Epic Games, no entanto, dizendo à Epic que ela "criou a situação" e fez um "movimento estratégico e calculado para violar" os termos da ‌App Store‌.


Em um comunicado, a Apple confirmou que a conta foi removida e disse que é decepcionante que o encerramento tenha acontecido:


"Estamos desapontados por termos que encerrar a conta da Epic Games na ‌App Store‌. Trabalhamos com a equipe da Epic Games por muitos anos em seus lançamentos. O tribunal recomendou que a Epic cumprisse as diretrizes da ‌App Store‌ enquanto seu caso avançava, diretrizes que eles seguiram na última década até criar essa situação. Epic recusou. Em vez disso, eles enviam repetidamente atualizações do Fortnite destinadas a violar as diretrizes da ‌App Store‌. Isso não é justo para todos os outros desenvolvedores na ‌App Store‌ e está colocando os clientes no meio da briga. Esperamos poder trabalhar juntos novamente no futuro, mas infelizmente isso não é possível hoje".

A Apple diz que a rescisão se aplica apenas à conta de desenvolvedor da Epic Games e ocorreu depois que a desenvolvedora recebeu 14 dias para cumprir as regras da ‌App Store‌. A remoção da conta é o processo padrão da empresa para todas as contas que desafiam as políticas da ‌App Store‌.


A Epic não tem mais a opção de enviar aplicativos ou atualizações por meio de sua conta de desenvolvedora e as compras dentro do aplicativo no app Fortnite não serão mais uma opção funcional para seus jogadores. A Apple diz que desativar as compras dentro do aplicativo protegerá os usuários com o lançamento da nova temporada do Fortnite, já que a Epic estava direcionando os usuários à equipe de suporte da Apple para obter o reembolso das compras.


Leia também:



Fonte: MacRumors

28/08/2020 - 18h34

bottom of page