top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Apple divulga primeiro Relatório de Transparência da App Store. A publicação dos dados será anual.

Publicação mostra números de aplicativos e contas que foram rejeitados ou aprovados e os critérios utilizados pela empresa para chegar aos resultados. De acordo com o relatório, intervenções governamentais também contribuíram para a jurisdição aplicada na App Store.


A Apple publicou o Relatório de Transparência da App Store, algo que a empresa concordou em fornecer aos desenvolvedores como parte de um acordo judicial de 2021. Sob os termos do acordo, a Maçã prometeu fornecer aos desenvolvedores, estatísticas significativas sobre o processo de revisão de aplicativos, incluindo o número de apps rejeitados, o número de contas de clientes e desenvolvedores desativadas, o número de aplicativos removidos da ‌App Store‌, dados sobre consultas, resultados de pesquisa e muito mais.


Todas as informações solicitadas pelos desenvolvedores estão no Relatório de Transparência da ‌App Store‌ de 2022 e nos dados complementares que o acompanham. O relatório completo está disponível para download na sessão jurídica/legal do site da Apple.



Em 2022, haviam 1.783.232 aplicativos na ‌App Store‌, com um total de 6.101.913 apps recebidos e 1.679.694 rejeitados por vários motivos, como segurança, desempenho, design e legalidade. A Apple fornece números de aplicativos que foram rejeitados por violar as diretrizes específicas da ‌App Store‌, com o maior número de rejeições de regra única (149.378) devido a violações da regra Design 4.0 e da regra DPLA 3.2 Fraud (32.009). Tais regras se referem a tecnologias desenvolvidas na Internet das Coisas, na Inteligência Artificial (IA) e uso da nuvem. Já a DPLA, sigla em inglês para Biblioteca Digital Pública da América, possui uma regra para evitar ações fraudulentas.


Um total de 253.466 aplicativos rejeitados foram posteriormente aprovados quando os desenvolvedores trabalharam com a Apple para resolver problemas e 186.195 apps foram removidos por quebrar as regras da ‌App Store‌. Tratava-se, em grande maioria, de aplicativos de Jogos, seguidos por apps de Utilitários, Negócios e Educação.



A Maçã descreve um total de números de aplicativos que foi removido da App Store devido a intervenções governamentais e que a China está no topo da lista. O governo chinês pediu à Apple para remover 1.435 apps, mas 1.276 deles eram jogos que foram excluídos por não terem a licença GRN exigida pelo país asiático.


Foram excluídos, também, 14 aplicativos a pedido do governo da Índia, 10 apps do Paquistão e 7 aplicativos da Rússia. Em outros países, incluindo Turquia, Bulgária, Chipre, Hong Kong, Itália, Letônia e Nigéria, cerca de dois apps foram retirados da App Store a pedido do governo.



Existem 36.974.015 desenvolvedores registrados e, em 2022, a Apple encerrou 428.487 contas. De acordo com a empresa, os desenvolvedores são removidos do Apple Developer Program por vários motivos, mas mais comumente por causa de contas conectadas às de outros desenvolvedores que já haviam sido encerradas. De 3.338 desenvolvedores que recorreram das proibições da ‌App Store,‌ a gigante de Cupertino restabeleceu apenas 159 contas.

Imagem: Reprodução/YouTube iOS Academy

Foram encerradas 282.036.628 contas de clientes, mas esse número incorpora todas as que foram criadas, mesmo aquelas feitas no site por não usuários de iPhone e iPad. Houve cerca de 657 milhões de visitantes semanais na ‌App Store‌ e aproximadamente 748 milhões de downloads semanais de aplicativos. A quantidade de pesquisas feitas na loja de apps da Maçã é de 373.211.396, em média, e 1.399.741 aplicativos apareceram entre os 10 principais resultados de pelo menos 1.000 pesquisas. Detalhes adicionais podem ser encontrados nos dados suplementares da Apple.



A Apple anunciou que, em 2022, impediu mais de US$ 2 bilhões em transações potencialmente fraudulentas e recusou cerca de 1,7 milhão de envios de apps por não cumprirem os altos padrões de privacidade, segurança e conteúdo da App Store. A partir de agora, a gigante de Cupertino planeja fornecer esse Relatório de Transparência da ‌App Store‌ aos desenvolvedores anualmente.



Fontes: Apple, MacRumors, 9to5Mac e YouTube

21/5/2023 - 14h58

bottom of page