• Rafael de Angeli

Apple alerta que escassez de peças impactará produção de iPhones e iPads

A Apple anunciou resultados monstruosos para o terceiro trimestre fiscal de 2021. Para o quarto trimestre, no entanto, a empresa alertou que as restrições de fornecimento provavelmente afetarão o iPhone e o iPad em específico.


Durante a reunião de resultados com analistas, na terça-feira (27), o CEO da Apple, Tim Cook, e o CFO (diretor financeiro) Luca Maestri, abordaram as restrições de fornecimento que poderiam impactar a empresa durante o quarto trimestre de 2021. Em particular, essa escassez de peças provavelmente atingirá o iPhone e o iPad.


"Esperamos que as restrições de oferta durante o trimestre de setembro sejam maiores do que as experimentadas durante o trimestre de junho. As restrições afetarão principalmente o iPhone e o iPad", disse Maestri na teleconferência.


Apesar da escassez de peças, a Apple disse que ainda espera "um crescimento muito forte de dois dígitos" durante o trimestre, mas a taxa de crescimento deve ser menor do que o crescimento de 36% que a gigante de Cupertino viu no terceiro trimestre de 2020 versus o terceiro trimestre de 2021.


O quarto trimestre fiscal da Apple cobre os meses de julho, agosto e setembro, onde deve anunciar e lançar novos modelos do "iPhone 13" e do "Apple Watch Series 7" em setembro.


Esta não é a primeira vez que a Apple alertou sobre a escassez de peças. No último trimestre, a empresa disse que as restrições do iPad e do Mac podem custar à empresa algo em torno de 3 a 4 bilhões de dólares em receita. Maestri disse que o impacto acabou sendo na extremidade inferior dessa faixa, mas que a situação vai piorar no quarto trimestre.


Durante a conferência, Cook também observou que os custos agregados dos componentes estão diminuindo, mas a Apple ainda está pagando mais pelo susto do que gostaria. O CEO disse que a Maçã está avaliando a situação do fornecimento um trimestre de cada vez e que a empresa "fará tudo o que puder para mitigar a situação".


No terceiro trimestre fiscal de 2021, a Apple divulgou resultados recordes de US$ 81,43 bilhões em receita, um aumento de 36% ano a ano, e lucro de US$ 21,74 bilhões.

Fonte: 9to5Mac

29/07/2021 - 22h06