top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

A hegemonia da Apple em vendas de Smartphones

A consolidação da Apple no topo do mercado de smartphones evidencia uma preferência distinta do consumidor e um panorama competitivo em transformação.

iPhones

Em um resultado amplamente celebrado, a Maçã garantiu as sete primeiras posições no ranking de vendas globais de smartphones em 2023. Este feito inédito ressalta a posição dominante da empresa no setor, ao mesmo tempo que revela percepções nas preferências dos consumidores e reflete as dinâmicas do mercado.


Segundo a análise da Counterpoint Research, a participação de mercado combinada da Apple e da Samsung atingiu um pico histórico de 20% em 2023, um acréscimo em relação aos 19% registrados no ano anterior. Notavelmente, o iPhone 14 emergiu como o dispositivo mais comercializado durante o ano, correspondendo a 19% do total de vendas de iPhones, uma redução marcante comparada à quota de 28% detida pelo iPhone 13 em 2022.

smartphones mais vendidos de 2023
Dez Maiores Vendas de Smartphones no Mundo em 2023 (Fonte: Counterpoint)

Os modelos da série iPhone 15 ocuparam as posições quinta, sexta e sétima no índice anual, com os modelos iPhone 15 Pro alcançando as vendas mais elevadas no último trimestre de 2023. O iPhone 13 manteve sua quarta posição, beneficiando-se do crescimento expressivo em mercados chave como Japão e Índia, impulsionado por estratégias promocionais das operadoras locais.


Apesar de um desempenho de vendas estável em 2023, a gigante de Cupertino manteve sua preeminência mesmo diante da contração dos seus principais rivais. Os analistas acreditam que o incremento nas vendas na Índia contribuiu para que a linha iPhone 15 igualasse o desempenho dos modelos iPhone 14 do ano precedente.

Deirdre O’Brien e funcionários da Apple
Chefe de Varejo da Apple, Deirdre O'Brien, na Apple Sanlitun, Pequim (Imagem: Reprodução/Appleinsider)

A conquista da Apple, ao ocupar as sete primeiras posições em vendas globais de smartphones, evidencia a preferência marcante pelo iPhone e seu sistema operacional, o iOS, como os mais cobiçados e apreciados. Este feito não só amplia a compreensão sobre o sucesso das estratégias e abordagens de mercado adotadas pela empresa, mas também enfatiza a existência de um núcleo de consumidores leais e em crescimento. Esse domínio reitera a preeminência da empresa de Cupertino no cenário global e levanta questionamentos acerca da capacidade de outras marcas em estabelecer uma concorrência efetiva.


Com a expectativa de que marcas chinesas ganhem destaque no ranking de 2024, e a previsão de que apenas dispositivos 5G figurem entre os dez mais vendidos, o desempenho menos afetado da Maçã na China, em comparação com o mercado de smartphones em geral, reitera sua posição como a marca de escolha em um dos maiores mercados de consumo globais. Neste cenário, a capacidade da Apple de sustentar sua liderança será determinante para seu sucesso futuro.



Fontes: Appleinsider, Counterpoint Research e 9To5Mac

9/3/2024 - 15h15

bottom of page