top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Vendas de Macs crescem enquanto mercado de PCs experimenta 'o declínio mais acentuado em nove anos'

A Apple foi a única empresa a registrar crescimento na venda de computadores no segundo trimestre de 2022.


Embora o mercado mundial de PCs tenha experimentado "o declínio mais acentuado em nove anos", o Mac continuou a crescer tanto em vendas quanto em participação de mercado.



De acordo com a Gartner, as vendas totais de PCs caíram 12,6%, para 72 milhões de unidades no segundo trimestre de 2022. A empresa diz que o declínio se deve a "desafios geopolíticos, econômicos e da cadeia de suprimentos que afetam todos os mercados regionais". Mikako Kitagawa, diretora de pesquisa da Gartner, disse que o declínio nas vendas continua a acelerar do primeiro trimestre para o segundo:


"O declínio que vimos no primeiro trimestre de 2022 acelerou no segundo trimestre, impulsionado pela instabilidade geopolítica contínua causada pela invasão russa da Ucrânia, pressão inflacionária sobre os gastos e uma queda acentuada na demanda por Chromebooks. As interrupções na cadeia de suprimentos também continuaram, mas a principal causa dos atrasos na entrega de PCs mudou de falta de componentes para interrupções na logística. Os compradores corporativos continuaram a experimentar prazos de entrega de PCs mais longos do que o normal, mas os prazos de entrega começaram a melhorar no final do segundo trimestre, em parte porque as principais cidades da China reabriram no meio do trimestre".

Esse declínio não parece estar diminuindo a velocidade do Mac, no entanto. Ao analisar as remessas mundiais, as de Macs cresceram de cerca de 5.822.000 de unidades no segundo trimestre de 2021 para 6.365.000 de unidades no segundo trimestre de 2022. Isso levou o Mac a crescer de 7,1% para 8,8% de participação de mercado, um aumento de crescimento total de 9,3%.



Nos Estados Unidos, as vendas de Macs cresceram de cerca de 2.618.000 de unidades no segundo trimestre de 2021 para 3.128.000 de unidades no segundo trimestre de 2022. Isso levou o Mac a crescer de 10,5% para 15,3% de participação de mercado, um crescimento total de 19,5%. De fato, a Gartner diz que "a Apple foi a única fornecedora a registrar crescimento no segundo trimestre de 2022".



A introdução do chip Apple Silicon revitalizou o Mac para a Apple. A empresa redesenhou muitos de seus computadores por causa das capacidades de seus novos processadores, sendo o mais recente o novo MacBook Air com chip M2, que foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, 15 de julho.



Fontes: Gartner e iMore

16/7/2022 - 1h18

bottom of page