top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iPhone 12, 13 ou 14 e carregador ou bateria MagSafe ficam quentes ao carregar? Confira nossas dicas!

Todos os modelos dos iPhones 12, 13 e 14 sofrem com o problema, sendo mais acentuado nos modelos maiores.

Imagem: Reprodução/MacRumors

Seu carregador MagSafe fica muito quente enquanto carrega seu iPhone 12, 13 ou 14 e você está se perguntando se isso é normal? Isso reduzirá a vida útil da bateria do seu smartphone? Na maioria dos casos, isso não deve ser um problema. No entanto, você precisa saber a diferença entre quente e “pelando”. Se o MagSafe ficar tão quente que você não pode segurá-lo sem sentir uma sensação de queimação no dedo, seu dispositivo pode ter um problema.


Por que o iPhone está quente durante o carregamento sem fio?


Se você ainda não carregou um iPhone sem fio antes, pode se surpreender com o fato de que o carregador MagSafe aquece durante o processo. Isso ocorre porque o carregamento sem fio é uma maneira menos eficiente de transferir energia, quando comparado ao procedimento clássico com fio. O ar não conduz eletricidade tão bem quanto o fio. É por isso que o calor é gerado.


O iPhone esquenta durante o carregamento sem fio indutivo porque a bateria não é capaz de absorver e armazenar 100% da energia que obtém do disco de carregamento MagSafe. Essa ineficiência é convertida em calor.


Deveríamos esperar que o novo sistema MagSafe fosse mais eficiente em termos energéticos e, portanto, gerasse menos calor do que as bases de carregamento Qi tradicionais. No entanto, também estamos lidando com uma superfície menor que é usada para transferir a energia. Assim, toda a transferência de energia ocorre através da bobina de carregamento circular embutida na parte de trás do iPhone 12, 12 mini, 12 Pro, 12 Pro Max, 13, 13 mini, 13 Pro, 13 Pro Max, 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max.



Dicas para amenizar o calor no carregamento MagSafe para as linhas iPhones 12, 13 e 14


Não há muito que você possa fazer para que seu dispositivo se aqueça menos durante o carregamento, mas você pode verificar:


1. Remova a case do iPhone


Em alguns casos, a situação melhora quando o usuário remove a case (capinha) do iPhone, caso use uma. Qualquer camada adicional que esteja entre o dispositivo e o disco MagSafe só pode aumentar a ineficiência da transferência de energia, gerando mais calor.


2. Evite carregamento rápido


O carregamento rápido força ainda mais energia através da mesma superfície. Isso gera calor adicional automaticamente e o MagSafe é propenso a superaquecimento. Não é com o carregador que você deve se preocupar. Se o disco esquentar, a parte de trás do seu iPhone também ficará quente, juntamente com a bateria. Uma bateria quente envelhece mais rápido? Verifique a conclusão neste post.


3. Limpe a superfície do disco MagSafe


Com o tempo, o Magsafe pode ficar gorduroso ou acumular várias impurezas que podem fazer com que ele perca a eficiência de transferência de energia. Limpe-o regularmente com um lenço macio.


4. Área ventilada


Se você carregar seu iPhone em um ambiente quente, as mudanças de temperatura do carregador MagSafe aumentam. Escolha uma área ventilada e se certifique de que tanto o dispositivo quanto o carregador sejam ajudados na dissipação do calor.


Se você estiver usando um iPhone 12 docking station ou um adaptador de montagem embutida para sua mesa, certifique-se de que eles tenham orifícios ou outros espaços que permitam a dissipação do calor.



Devo me preocupar?


A menos que seu iPhone esteja muito quente durante o carregamento, não deve haver problemas. Mesmo que o dispositivo esteja ficando muito quente, ele interromperá automaticamente o processo (geralmente em 80%) e vai parar de carregar. O carregamento retornará automaticamente quando tudo estiver frio, para evitar o desgaste da vida útil da bateria. Os iPhones 12 Pro Max, 13 Pro Max e 14 Pro Max, por causa de seus tamanhos maiores, podem ser mais propensos a superaquecimento.


Embora o superaquecimento sério possa degradar sua bateria mais rápido do que o habitual, o carregamento sem fio provou ser um extensor de vida útil da bateria. Isso ocorre porque os usuários que carregam sem fio tendem a carregar várias vezes durante um dia e impedem que a bateria do iPhone atinja níveis baixos. As baterias de íons de lítio duram mais tempo se você as mantiver carregadas no limite superior. É por isso que o iOS "solicita" que você carregue seu dispositivo quando a bateria atingir 20%.



Os carregadores Qi sem fio, incluindo o MagSafe, interrompem automaticamente o processo de carregamento quando a bateria estiver totalmente carregada, em comparação com os carregadores com fio que continuarão a bombardear seu iPhone com energia até que você desconecte, a menos que o Carregamento Otimizado da Bateria entre em ação.


Bateria MagSafe


O mesmo se aplica à Bateria MagSafe (MagSafe Battery Pack), lançada pela Apple em julho de 2021. Seu carregamento por indução Qi também pode fazer com que o iPhone esquente (e muito) ao ser utilizada. Os procedimentos e dicas para a bateria são os mesmos do carregador MagSafe.



Fonte: iPhone Tricks

19/1/2022 - 0h26

bottom of page