• Rafael de Angeli

Saiba tudo sobre o recurso gerenciamento de saúde da bateria dos MacBooks

O macOS Catalina 10.15.5 apresentou um recurso desenvolvido para aumentar a vida útil da bateria dos MacBooks.


Na data de ontem, 26 de maio, a Apple lançou o macOS Catalina 10.15.5, com um recurso muito esperado e bem-vindo: gerenciamento de saúde da bateria. Explicaremos, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o assunto.


Leia também:

- macOS Catalina 10.15.5 é lançado com recurso para preservar baterias de Macs


Sobre a bateria de íon de lítio dos MacBooks


As baterias dos MacBooks usam tecnologia de íon de lítio, que têm carga rápida, longa duração e, por enquanto, são a melhor tecnologia disponível para alimentar o computador.


Todas as baterias recarregáveis são componentes consumíveis, que perdem eficácia conforme envelhecem. No entanto, "idade" de uma bateria não é definida apenas pelo tempo. A vida útil da bateria depende do envelhecimento químico, que varia de acordo com fatores como o histórico de temperatura e o padrão de carga. Conforme a bateria do notebook envelhece quimicamente, a capacidade de carga vai diminuindo.


Com estas dicas para maximizar o desempenho da bateria, você pode aproveitar ao máximo todos os seus dispositivos Apple. Além disso, o gerenciamento de saúde da bateria no Mac leva essa otimização ainda mais longe.


Como o gerenciamento de saúde da bateria pode ajudar


O recurso de gerenciamento de saúde da bateria no macOS 10.15.5 foi desenvolvido para aumentar a vida útil da bateria, reduzindo o ritmo do envelhecimento químico. Para conseguir isso, o recurso monitora o histórico de temperatura e os padrões de carga da bateria.


Com base nessas medidas, o gerenciamento de saúde da bateria pode reduzir a carga máxima da bateria nesse modo. Essa redução é feita conforme necessário para garantir que a bateria seja carregada até um nível otimizado para o seu uso, reduzindo o desgaste e desacelerando o envelhecimento químico.


O gerenciamento de saúde contribui para a vida útil da bateria em longo prazo, mas também pode reduzir a duração da carga do Mac quando os limites de capacidade são aplicados. Se a sua prioridade é que o MacBook funcione o maior tempo possível sem precisar recarregar a bateria, desative esse recurso.


Com o gerenciamento de saúde da bateria ativado, a capacidade máxima de carga da bateria pode ser limitada. Embora o recurso seja desenvolvido para aumentar a vida útil da bateria, o limite de capacidade máxima pode fazer com que o menu de status da bateria indique a necessidade de serviço.


Como controlar o recurso de gerenciamento de saúde da bateria


O gerenciamento de saúde da bateria já vem ativado nos MacBooks novos com macOS 10.15.5 ou posterior ou é ativado quando você atualiza para o macOS 10.15.5.



Se quiser desativar esse recurso, siga estas etapas:

  1. Selecione "Preferências do Sistema" no menu Apple  e clique em "Economizador de Energia".

  2. Clique em "Saúde da Bateria".

  3. Desmarque a opção "Gerenciamento da saúde da bateria" e clique em OK.

  4. Clique em Desativar.

Vale lembrar que desativar esse recurso pode reduzir a vida útil da bateria.

NewsOnApple_Site_vertical.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Apple Podcasts
  • Spotify
  • Deezer
  • Google_Podcasts_Logo_2


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

2019-2020 © News On Apple. Todos os direitos reservados.